Unidade de Saúde do Alto do Mateus faz dia D da prevenção
Com o intuito de levar informações sobre saúde e estimular a prevenção de doenças além de criar um canal de diálogo com a população local, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (27), o Dia D da Prevenção e Promoção da Saúde na USF de Nova Conquista, localizada no Alto do Mateus.
No local foram realizadas palestras sobre prevenção e tratamento da hipertensão, diabetes, informações sobre nutrição e saúde bucal. No espaço destinado à Saúde da Mulher, as participantes conversaram sobre DST/AIDS, planejamento familiar com orientações para as gestantes, além de informações sobre a prevenção de câncer de mama e colo do útero, com a realização de exame citológico.
Segundo Elisa Gomes, 40 anos, essa iniciativa é importante porque nem todo mundo tem tempo nem oportunidade de procurar um médico. Pra quem trabalha é muito bom um dia como esses, porque podemos fazer tudo de uma só vez, disse. Além do citológico, os participantes puderam fazer teste de glicemia e aferir a pressão arterial.
O evento contou com a participação da ONG AFYA Centro Holístico da Mulher, que levou informações sobre fitoterapia e alimentação saudável e incluiu na programação um estande de massagens, além de estudantes do curso de Fisioterapia da Capital que levaram ao local informações sobre postura.
A Unidade Móvel Oftalmológica da Secretaria Municipal de Saúde também participou do Dia D da Prevenção com cerca de 80 consultas oftalmológicas realizadas nos moradores da comunidade.
De acordo com Hérika Cristina, atendente da USF de Nova Conquista, a expectativa é receber um público estimado em 500 pessoas que irão se revezar nas palestras realizadas durante o dia todo.