Unidade de Saúde do Alto do Mateus faz ‘dia D’ da prevenção

Por - em 23

Com o intuito de levar informações sobre saúde e estimular a prevenção de doenças além de criar um canal de diálogo com a população local, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (27), o ‘Dia D da Prevenção e Promoção da Saúde’ na USF de Nova Conquista, localizada no Alto do Mateus.

No local foram realizadas palestras sobre prevenção e tratamento da hipertensão, diabetes, informações sobre nutrição e saúde bucal. No espaço destinado à Saúde da Mulher, as participantes conversaram sobre DST/AIDS, planejamento familiar com orientações para as gestantes, além de informações sobre a prevenção de câncer de mama e colo do útero, com a realização de exame citológico.

Segundo Elisa Gomes, 40 anos, essa iniciativa é importante porque nem todo mundo tem tempo nem oportunidade de procurar um médico. “Pra quem trabalha é muito bom um dia como esses, porque podemos fazer tudo de uma só vez”, disse. Além do citológico, os participantes puderam fazer teste de glicemia e aferir a pressão arterial.

O evento contou com a participação da ONG AFYA – Centro Holístico da Mulher, que levou informações sobre fitoterapia e alimentação saudável e incluiu na programação um estande de massagens, além de estudantes do curso de Fisioterapia da Capital que levaram ao local informações sobre postura.

A Unidade Móvel Oftalmológica da Secretaria Municipal de Saúde também participou do ‘Dia D’ da Prevenção com cerca de 80 consultas oftalmológicas realizadas nos moradores da comunidade.

De acordo com Hérika Cristina, atendente da USF de Nova Conquista, a expectativa é receber um público estimado em 500 pessoas que irão se revezar nas palestras realizadas durante o dia todo.