Unidade de Saúde muda vida de moradores do ‘Gervásio Maia’

Por - em 122

Os moradores do Residencial Gervásio Maia (Colinas do Sul) e áreas circunvizinhas, como Gramame e Engenho Velho, receberam mais um equipamento de promoção à saúde, a Unidade Integrada de Saúde da Família (USF) ‘Mudando de Vida’, localizada dentro do próprio núcleo habitacional, e que vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas. Na estrutura serão oferecidos serviços de atenção básica à saúde e funcionará das 7h30 às 17h30, sem fechar no horário de almoço.

Na solenidade, o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), disse que se sentia feliz por estar voltando novamente, em tão pouco tempo, àquele local para entregar mais benefícios à população, a exemplo das 1.3336 casas e da Escola Jornalista Raimundo Nonato Batista. O projeto do Residencial prevê ainda um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), uma praça e uma quadra coberta, tudo com recursos próprios do município.

Resgate – “Nesta gestão estamos resgatando a credibilidade do serviço público, através de equipamentos de qualidade, seja ele em qualquer área. A saúde em João Pessoa está caminhando muito bem, pois quando não estamos construindo, reformamos equipamentos, a exemplo do Ortotrauma, do Hospital Santa Isabel e a abertura do Complexo Hospitalar Humberto da Nóbrega. Serviço público tem que ser igual para todos. Fizemos isso aqui para toda a comunidade, pois todos somos irmãos e irmãs”, exaltou Ricardo.

Já a secretária municipal de Saúde (SMS), Roseana Meira, disse que o nome da Unidade ‘Mudando de Vida’ não surgiu por acaso. “Esse nome foi escolhido pela própria população como simbologia de anos de luta por melhorias e que agora chagaram”, disse. Ela ressaltou a qualidade da parte estrutural da obra e a prática da humanização do atendimento ao público.

Presentes ao evento, secretários municipais como Luciano Agra, do Planejamento, além de políticos como o deputado estadual Gervásio Maia Filho, mais funcionários, usuários e sociedade em geral. Após o descerramento da placa inaugural, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, proferiu a benção da nova USF.

Mudanças – Com um sentimento de euforia, a dona de casa Maria de Fátima dos Santos relatou nunca ter visto tanta mudança boa na vida dela. “Depois que vim morar aqui minha vida deu um salto muito grande. Agora sim poderei criar meus filhos com dignidade, pois eles terão educação e saúde de qualidade. Isso é muita felicidade para todos nós”, disse Maria.

Já o pedreiro Manoel Santos de Lima disse que parecia um sonho e nunca poderia imaginar um dia ter médico e escola para os filhos na porta de sua casa. “É muita felicidade para nós que somos pais, por saber que nossos filhos terão um futuro digno”, festejou Manoel.

Na nova USF serão oferecidos serviços como clínica geral, enfermagem, odontologia, vacinas, diabetes, hipertensão, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, visitas domiciliares, ações coletivas e acolhimento (este último, uma escuta qualificada dos usuários que buscam atendimento na unidade).