Unidade de saúde serve café da manhã aos usuários de laboratório de análises

Por - em 38

A Unidade de Saúde Homero Leal, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, está ampliando sua política de humanização para os usuários do laboratório de análises clínicas. A partir de agora, após a realização dos exames, os usuários estão sendo recepcionados com delicioso café da manhã que passará a ser servido diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. Também são realizadas regularmente na unidade palestras sobre saúde bucal, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), pré-natal e hepatite, que informam e ajudam na integração usuário-equipe de saúde.

De acordo com a diretora da Homero Leal, Irani Saraiva, a idéia de servir o café da manhã surge dentro da política de acolhimento que está sendo implantada na unidade e também a partir da fragilidade de alguns usuários que não têm condições financeiras para uma boa alimentação. Ela destacou que a iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“É visível que algumas pessoas chegam com aspecto abatido não somente por estar em jejum, mas por realmente não terem como se alimentar da maneira mais adequada. Os usuários parecem ter gostado da idéia e o reflexo disso é na melhora da integração entre equipe de saúde e a população”, avaliou.

O aposentado Paulo Barbosa da Silva, 63 anos, morador do Cristo, disse que é atendido na unidade há mais de 15 anos e ficou surpreso com a iniciativa dos funcionários de servir o café da manhã. “Estava sem me alimentar desde cedo para a realização dos exames, o que é desconfortável. Agora, além de conversar com o pessoal, volto para casa bem alimentado”, revelou.

A unidade de saúde Homero Leal atende aos usuários encaminhados de 35 outras unidades básicas dos bairros do Cristo, Grotão, Rangel, Geisel, Citex, Jardim Bom Samaritano, Funcionários, além de três mil pessoas de áreas que ainda não são cobertas pelo Programa Saúde da Família (PSF).

No local são oferecidos os serviços especializados nas áreas de reumatologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, nutrição e clínica geral. No local também funciona um laboratório clínico que realiza exames como hemograma, colesterol, triglicérides, urina e parasitológico de fezes. Uma média de 30 usuários é atendida diariamente.