Universitários da UEPB conhecem o Arquivo Central da PMJP

Por - em 23

Alunos do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) visitaram, nesta terça-feira (5), o Arquivo Central da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), no bairro da Agua Fria. A atual gestão vem mantendo um trabalho de recuperação, resgate e valorização histórica dos documentos do arquivo central, que contém documentos da Prefeitura como um todo. Lá são encontradas informações de fundamental importância para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da cidade.

No arquivo estão documentos de todas as secretarias e órgãos ligados a PMJP.São arquivos correntes, intermediários e permanentes (esses últimos com acesso restrito). Estão à disposição, processos da área de construção da Capital de 1972 a 2007; contratos de convênios de 1971 a 1973; livros diaristas de 1924 a 1978; fichas financeiras de contratos desde 1960 até 1973, além de mapas, plantas de ruas e edificações.

Para a chefe do Arquivo Central, Aurora Maia Dantas, a preservação do arquivo representa a preservação da memória administrativa do município, com dados documentais das administrações anteriores. Para os alunos do curso de Arquivologia, Josevaldo Soares e José Washington, o acervo é importantíssimo pois é uma fonte de informação, onde eles podem colocar em prática a teoria que aprendem em sala de aula. “Estamos entrando em contato com o que um dia será o nosso local de trabalho”, ressaltaram.

Aberta ao público – A divisão de documentação e arquivo é ligada diretamente a Secretaria de Administração (Sead), sendo aberta ao público em geral e, é utilizada como fonte de pesquisa de documentos permanentes que resguardam a memória viva da instituição. O arquivo central é composto de uma sala principal que comporta 89 estantes de aço, que comporta 2.612 caixas; uma sala intermediária com 3.632 caixas e um galpão com 3.074 caixas, todos contendo documentos das diversas repartições que compõem a prefeitura.

Apesar de conter o principal acervo da cidade de João Pessoa, o Arquivo Central da PMJP só recebeu um tratamento especializado a partir da administração do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e atualmente se encontra totalmente informatizado no que diz respeito às pastas funcionais de ex-servidores, facilitando a organização e a pesquisa. Além disso, os funcionários manuseiam os materiais munidos de luvas, máscaras e óculos apropriado, o que garante a conservações dos papéis.