Universo dos Átomos é tema de palestra na Estação Cabo Branco

Por - em 23

O “Fascinante e Misterioso Universo do Átomo” é o tema da palestra que o professor Paulo Sérgio Rodrigues da Silva apresenta neste sábado (17), às 15h30, na sala de audiovisuais da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada na avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco. A entrada é aberta ao público.

Na palestra, que faz parte do projeto “Ciência aos Sábados”, o professor Paulo Sérgio Rodrigues procura entender os tijolos fundamentais que formam o universo, que segundo ele não é uma tarefa fácil, uma vez que desde as civilizações mais antigas que o homem se pergunta como são feitas todas as coisas ou, em outras palavras, “do que é feito o universo?”.

“Tal pergunta martelou por muito tempo a mente de célebres pensadores e hoje acreditamos estarmos próximos de entender em grande profundidade a resposta que a natureza nos oferece quando olhamos a matéria com cuidado e bem equipados de tecnologia nunca sonhada em séculos passados”, disse Paulo Sérgio Rodrigues. Ele é professor graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1991), tem mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica – Universidade Estadual Paulista (1998), pós-doutorado pela Yale University (2000), pós-doutorado pelo Instituto de Física Teórica – Universidade Estadual Paulista (2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2006).

Na palestra o professor fará uma viagem ao interior da matéria para contar a história daquilo que chamamos átomo, que representa um dos avanços mais extraordinários na história do pensamento humano. “Felizmente, para os físicos, esta história não termina com o átomo, o que me permite fazer uma viagem ainda mais ousada nos domínios do mundo microscópico, a fim de sondar quais os menores objetos que existem e que formam tudo o que podemos observar no universo visível”, acrescentou Paulo Sérgio.

Esta jornada em busca da verdade mais íntima da matéria é a razão de se ter criado uma máquina que entra em funcionamento este ano, o Grande Colisor de Hadrons (LHC na sigla em inglês), que além de buscar a chamada “Partícula de Deus”, que lhes será apresentada nesta palestra, deverá recriar os instantes iniciais do nosso universo, algo inédito na história e de extrema importância para desvendarmos um dos segredos mais bem escondidos da Natureza: Quais os elementos básicos que formam toda a Matéria?

Ciência aos Sábados – O projeto consiste em um programa de difusão e popularização da Ciência que têm como componente importante a divulgação científica que para se massificar requer o desenvolvimento educacional. Foi criado no ano passado com o objetivo de divulgar e popularizar o conhecimento científico e tecnológico, divulgar e popularizar o conhecimento junto aos professores da rede municipal de ensino, bem como divulgar os trabalhos em ciência e tecnologia que são desenvolvidos pelos grupos regionais.

“Ciência aos Sábados” adota a metodologia de palestras, conferências, exibição de filmes, peças teatrais, debates e mesas redondas, tendo como temas preferenciais, assuntos científicos que estão em foco pelas mídias convencionais.

SERVIÇO:

PROJETO CIÊNCIA AOS SÁBADOS
Palestra: Paulo Sérgio Rodrigues da Silva
Tema: O Fascinante e Misterioso Universo do Átomo
Palestrante: Paulo Sérgio Rodrigues da Silva
Sábado (17)
Hora: 15h30
Local: Sala de Audiovisuais da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco.
A entrada é aberta ao público.
Contato do palestrante para entrevista – 8837.9560