UPA Cruz das Armas promove capacitação para enfermeiros do Distrito Sanitário I

Por Thibério Rodrigues - em 163

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas realizou, nesta quinta-feira (8), um curso de atualização sobre cateterismo vesical para os enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da família (USF) do Distrito Sanitário I de João Pessoa. A qualificação foi dividida em duas turmas e contou com a participação de aproximadamente 40 profissionais.

De acordo com a diretora geral da UPA Cruz das Armas, Roberta Barros, a finalidade do curso é capacitar os enfermeiros da Atenção Básica para que eles possam atender as demandas ambulatoriais que poderiam ser atendidas nas USF, a exemplo do cateterismo vesical. “Com esse treinamento, nós teremos a segurança de que os usuários dependentes de sonda vesical terão a USF próxima de sua casa como referência para este tipo de atendimento e, assim, desafogar a UPA para as demandas de urgência”, afirmou.

Durante o curso, que teve o apoio do Instituto de Ensino e Educação Técnica (IEET) de João Pessoa, os enfermeiros receberam treinamento teórico e prático. “Em seu processo de formação acadêmica, o enfermeiro é treinado para esse procedimento, mas este é um momento de reciclagem para os nossos profissionais. Eles treinarão com um boneco, como nas aulas da faculdade, antes de atuar com os usuários”, explicou Kalígia Deininger, diretora geral do Distrito Sanitário I.

Cateterismo vesical – O cateterismo vesical, ou sondagem vesical, consiste na introdução de um cateter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. É realizado, por exemplo, para esvaziar a bexiga dos pacientes com retenção urinária, controlar o volume urinário e promover drenagem urinária dos pacientes com incontinência urinária, entre outras causas.