Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

Urso Panda se apresenta neste sábado no Corredor Cultural

Por - em 59

O projeto Corredor Cultural deste sábado (21) vai ser animado pelo grupo de cultura popular Urso Panda. A apresentação será a partir das 15h, no beco da Cachaçaria Philipéia, Centro da Capital. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Formada por várias crianças e jovens, a ala ursa, que se apresenta nesse sábado, é originária do bairro Cristo Redentor, em João Pessoa, e foi fundada em 2007. O grupo chama a atenção em suas apresentações pelas danças, fantasias de urso panda e instrumentos de percussão.

A manifestação, popularmente conhecida como “urso” ou “ala ursa”, é uma brincadeira inserida nas manifestações artísticas do período carnavalesco do Nordeste, em especial na Paraíba e em Pernambuco.

Origem – Segundo alguns folcloristas, este tipo de manifestação é originária da cultura espanhola, quando pessoas saíam às ruas, ou em apresentações de circos, acompanhando um domador com um urso vivo, amarrado em uma corda. Daí viria o nome “a lá ursa”, que significa “a moda do urso”.

Outros especialistas dizem que a influência da brincadeira vem de ciganos da Europa. Esse povo percorria a cidade com seus animais, presos em uma corrente, dançando de porta em porta e pedindo dinheiro. Nos últimos anos, a Funjope incluiu a manifestação nos festejos do Carnaval Tradição.