Ursos fazem prévia de carnaval em Mandacaru neste sábado

Por - em 25

Quinze Ursos participam neste sábado (19) da prévia carnavalesca que o Centro de Referência de Cidadania (CRC) de Mandacaru, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), realiza pelo quinto ano consecutivo. O evento, que acontece a partir 18h, na Praça da Cultura, em Mandacaru, é realizado em parceria com a recém criada Associação dos Ursos Carnavalescos de João Pessoa. Os ursos desfilam dentro do Carnaval Tradição na segunda-feira de carnaval, dia 7 de março, na avenida Duarte da Silveira.

A expectativa é de que mais de mil pessoas participem da prévia, que hoje se tornou um grande ensaio para o Concurso realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), dentro do Carnaval Tradição. Entre os ursos que se apresentarão estão: Urso Latatá (Varadouro), Urso Macaco Louco, Urso Celebridade e Urso Reboliço (Mandacaru), Urso Panda e Urso Canibal (Cristo Redentor), Urso Sem Lenço sem Documento e Urso Gavião (Roger), Urso da Paz (Grotão), Urso Solitário (Padre Zé), Urso Folião (Sapé), Urso Santa Cruz (Bairro São José), Urso Amigo e Batucada (Rangel), Urso Simpático (Funcionários IV), e Urso Terrível Panda (Torre).

Segundo a diretora de Participação Popular e Organização Comunitária da Sedes, Marcella Árbia, o apoio à cultura popular é uma forma de incentivar a autoestima dos grupos, promover a cidadania e estreitar o laço de identificação com o território. “Através do Centro de Referência de Cidadania (CRC) de Mandacaru, a Prefeitura de João Pessoa, incentivou o processo de organização e criação da Associação dos Ursos Carnavalescos, que hoje se tornaram uma grande atração na nossa cidade”.

Histórico – Em 2006, o CRC de Mandacaru realizou o primeiro concurso de Ala Ursa com a participação de cinco Ursos, tendo como premiação um passeio aos pontos turísticos de João Pessoa. No ano seguinte, a Funjope levou o evento para o Carnaval Tradição, que acontece na Avenida Duarte da Silveira. A partir daí, o CRC de Mandacaru passou a realizar as prévias dos Ursos Carnavalescos na Praça da Cultura, com Ursos de vários bairros de João Pessoa.

Segundo o coordenador do CRC de Mandacaru e presidente da Associação dos Ursos, Jardel Cabral, o grande dilema era manter essa ação sem recursos financeiros. “Com a criação da Associação, os ursos também receberão o apoio financeiro da PMJP para auxiliar nos gastos com o estandarte, roupa do Urso, compra de instrumentos de percussão, fantasias dos componentes e transporte”.