USF’s da Capital intensificam imunização contra sarampo

Por - em 25

A partir desta segunda-feira (04), todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF’s) intensificam a vacinação contra o sarampo. No próximo sábado (09) acontece o Dia D de imunização, com abertura de todos os postos, além de pontos volantes espalhados pela cidade. A estratégia de vacinação durante a semana foi definida em reunião realizada no último sábado (02), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião contou com representantes da Vigilância à Saúde Municipal, diretores dos Distritos Sanitários, além de representantes do Ministério da Saúde e da Coordenação Nacional do Programa de Imunização. As estratégias foram definidas após avaliação da situação do sarampo em João Pessoa e da análise dos grupos que apresentaram maior suscetibilidade à doença.

A intensificação irá atuar especialmente em crianças menores de 1 ano, já que o calendário oficial de vacinação não inclui essa faixa etária para vacinação contra o sarampo. Por isso, no próximo sábado, a Campanha de Imunização irá vacinar crianças com idade entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. Mesmo as crianças que já receberam a primeira dose no primeiro ano de vida, precisam se vacinar.

É importante lembrar que as pessoas incluídas nas demais faixas de idade, que vai até os 49 anos, também precisam se vacinar. As unidades de saúde da Capital funcionam normalmente durante a semana, e no sábado (09) estarão abertas das 8h às 18h.

De acordo com a Diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, postos volantes serão instalados em locais com grande movimentação de pessoas no próximo sábado. “Vamos montar nossas unidades nos principais shoppings da cidade e nos supermercados com maior fluxo de pessoas, tudo para não atrapalhar o lazer e as atividades do final de semana”, finalizou.

Números atualizados – Até o momento foram notificados no município de João Pessoa 65 casos de sarampo, sendo 15 casos confirmados e 27 descartados. Nos demais casos, espera-se o resultado final da FioCruz para confirmação ou descarte.

Sarampo é uma doença causada por vírus, que pode ser transmitida por secreção respiratória como espirro ou tosse, que pode começar com febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, corisa, tosse e olhos ardendo (conjuntivite). As mancham geralmente duram de 4 a 7 dias, não coçam e aparecem aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus. A pessoa que está com sarampo pode contagiar outra pessoa por pelo menos 4 dias antes ou depois do aparecimento da doença.

Informações, dúvidas e notificações de casos podem ser feitas através dos telefones 0800 282 7959 ou 8844-4779.