USF ‘Nova União’ atenderá quatro mil em Mangabeira II

Por - em 32

O processo de qualificação e humanização da saúde em João Pessoa ganha novo reforço, nesta sexta-feira (18), às 10h, quando a Prefeitura da Capital (PMJP), por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura a Unidade de Saúde da Família (USF) ‘Nova União’, em Mangabeira II, que deverá atender quatro mil pessoas por mês. O evento contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), secretários municipais e de pessoas da comunidade. O valor de investimento é de R$ 557 mil, todo em recursos próprios do município.

O prédio, que tem 700 metros quadrados, foi construído na Rua Subtenente Joaquim do Nascimento, S/N. De acordo com a engenheira e assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cássia Reis, a unidade foi edificada e equipada seguindo o padrão das demais USFs entregues pelo Governo Municipal.

A unidade possui quatro equipes de saúde da família que oferecerão serviços de atenção básica à saúde, como clínica geral, enfermagem, odontologia, vacinas, diabetes, hipertensão, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, visitas domiciliares, ações coletivas e acolhimento, que é uma escuta qualificada dos usuários que buscam atendimento na unidade. O horário de funcionamento será das 7h30 às 17h30, sem fechar no horário de almoço.

Assim como as demais USFs, esta também será informatizada e integrada à Central de Regulação do Município, possibilitando que o usuário já saia com o dia e a hora das consultas e exames marcados na rede de serviço especializado. Até o mês de junho, a Prefeitura irá inaugurar outras quatro unidades, beneficiando as comunidades de Paratibe, Planalto Boa Esperança (bairro do Valentina Figueiredo), Cidade Verde e Jardim Veneza.