USF do Cidade Verde comemora um ano com palestras educativas

Por - em 18

A Unidade integrada de Saúde da Família (USF) do Cidade Verde está comemorando nesta quinta-feira (25) um ano de funcionamento. Para marcar a data, os profissionais de saúde da unidade, com apoio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa, estão realizando durante a semana uma série palestras educativa.

Nesta quinta-feira pela manhã, aconteceu o concurso ‘Mãe Nota 10’ e à tarde os usuários participaram da palestra sobre Orientações Nutricionais com a nutricionista Socorro Galdino. O Concurso Mãe Nota 10 escolheu as mães de bebês de um a seis meses que seguem à risca critérios como o calendário de vacinas em dia, puericultura (acompanhamento do bebê nos primeiros meses) e amamentação exclusiva da criança nos seis primeiros meses de vida com o leite materno.

Ao todo, 16 mães atendidas na unidade participaram do concurso e atenderam os critérios. Os primeiros colocado no concurso foram a mãe Aline Lucas e o seu filho Nalton Lucas, de seis meses. Para a enfermeira da unidade Ana Carla todas as mães participantes são vitoriosas por conseguirem cuidar da melhor forma da saúde do bebê, principalmente no que diz respeito a manter o leite materno como alimento exclusivo, o que, segundo ela, não é uma tarefa fácil.

Durante a semana também aconteceram palestras sobre como fazer o auto exame de mama com a enfermeira Socorro Galdino; uma outra sobre depressão, com a psicóloga Úrsula Leite e outra sobre prevenção da hipertensão, com o médico Ítalo Kumamoto. As atividades serão encerradas nesta sexta-feira (26) com uma confraternização entre os funcionários.

Para a enfermeira Maurícia Dayse Felix, a participação efetiva dos usuários nas atividades mostra que em um ano foi construída a integralidade do serviço, com base no do acolhimento à população.

A unidade de saúde do Cidade Verde é composta por novas salas de vacina e curativo, de citologia, gabinetes odontológicos, consultórios médicos e de enfermagem, salas de espera e higienização, copa, câmara de lixo, administração e almoxarifado, além de banheiros para usuários e funcionários, adequados ao atendimento de portadores de deficiência.