USF Viver Bem promove ação de saúde e cidadania nesta terça no Treze de Maio

Por Luis Sousa - em 1706

D R T . R J . 15855.Luís Sousa

Ações educativas, apresentações culturais, serviços de cidadania e saúde estão sendo preparados para os usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem no bairro Treze de Maio, nesta terça-feira (12). O evento, que tem como tema “Saúde e cidadania em ação: juntos somos mais”, começa a partir das 8h30 e terá atividades durante todo o dia. Além dos profissionais da USF, equipes do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Padre Zé e Bombeiros Civis participarão da ação.

“A atividade está sendo organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 8 e contaremos com diversos parceiros, todos com ações voltadas ao combate do mosquito Aedes Aegypti. Além das ações na unidade, os Agentes de Saúde Ambiental (ASA) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão em campo realizando visitas domiciliares em uma área de vulnerabilidade que temos no bairro”, explicou a fisioterapeuta do Nasf e apoiadora da USF Viver Bem, Veruska Lucena.

Uma apresentação da banda “Catadores de Arte”, da Emlur dará início ao evento. Durante todo o dia, profissionais da Equipe de Saúde da Família irão orientar os participantes sobre diversos temas, entre eles, dengue e microcefalia. Já o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses irá montar uma sala de cinema para ensinar mais sobre o combate ao mosquito que transmite a dengue, zika e chikugunya e ainda estará expondo animais peçonhentos e roedores.

“Nosso foco é o mosquito, pois sabemos da importância da conscientização da população para eliminação dos criadouros. Vamos focar na prevenção e educação. Esse trabalho em rede, com os parceiros, é muito importante para fortalecer nossas ações”, complementou Veruska.

O Cras Padre Zé estará prestando informações, esclarecimentos e realizando o cadastro do programa bolsa família. Ainda haverá palestras sobre o acondicionamento adequado do lixo e sobre segurança domiciliar com os bombeiros civis, que também realizarão apresentações de cães adestrados.