Usina de reciclagem: PMJP promove palestra sobre gestão de resíduos sólidos

Por - em 109

‘Gestão dos Resíduos da Construção Civil’ é o tema do evento técnico que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (Secitec), promoverá na próxima sexta-feira (24). A palestra será realizada a partir das 8h30 no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom), na Capital, e faz parte das ações que estão sendo realizadas para a implantação da Usina de Beneficiamento dos Resíduos da Construção Civil e Demolição (Usiben), um empreendimento da PMJP e que está funcionando em fase experimental. O evento terá como palestrante o doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Tarcísio de Paula Pinto.

A conta com o apoio do Sinduscom, Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba (Senge) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). Conforme informou a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, a palestra é mais um passo que está sendo dado para o processo de implantação da Usina. O empreendimento vai transformar ‘metralha’ em matéria-prima para construção de casas populares e para a pavimentação de vias.

O diretor de Operações da Autarquia, Orlando Soares, ressaltou que já foram realizadas várias palestras com construtores e carroceiros para explicar o funcionamento da Usiben. “Para que a usina dê certo, nós precisamos da colaboração de todos eles. Esse evento técnico faz parte da série de atividades que estamos realizando para explicar a importância da usina e do destino correto desse tipo de resíduo. Outras ações que seguem essa linha deverão ser realizados nos próximos meses”, contou.

Durante a palestra, serão abordados os seguintes temas: Resíduos da Construção Civil (Geração na Construção Urbana), Impactos Ambientais e Econômicos, Nova Legislação Disciplinadora de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, Normas Brasileiras para o Manejo e Reutilização dos resíduos, O modelo de gestão em discussão a partir da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a criação da base jurídica para sustentação da gestão.

Modelo – Também serão apresentados no evento a experiência de alguns municípios brasileiros, operadoras privadas e construtoras na gestão de resíduos; o processo de reciclagem, beneficiamento e uso dos resíduos da construção civil; e os novos instrumentos de Apoio Financeiro às iniciativas.

O palestrante é o arquiteto e urbanista Tarcísio de Paula Pinto, que é mestre em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Engenharia pela Escola Politécnica pela USP. Ele é professor da Universidade Federal de São Carlos, consultor técnico do Conama e coordenador técnico de várias publicações voltadas para a gestão de resíduos sólidos.

Ele também fez assessoria à gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios de Santo André, Diadema, São Paulo, Belo Horizonte, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Jundiaí, São José do Rio Preto, Vitória da Conquista, Nova Iguaçu, Campo Grande, Salvador, Ribeirão Pires, Vinhedo, Goiânia, Uberlândia, Joinville, Guarulhos, Piracicaba, Araraquara, São Carlos, Americana, Várzea Paulista, Cuiabá, Distrito Federal e outros.