Uso do processo virtual da PMJP já economizou mais de 87 mil folhas de papel

Por - em 212

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria da Receita Municipal (Serem), comemora um ano de implantação do processo online com economia de mais de 87 mil folhas de papel. Além da sustentabilidade, a adoção do processo online trouxe mais agilidade na tramitação e no julgamento dos processos, além de contribuir para a transparência do serviço público.

Com o processo online, todos os contribuintes podem acessar, via e-mail, os trâmites do processo. “A pessoa inicia o processo e terá um e-mail e senha cadastrados. A partir desse acesso, o contribuinte não precisará mais se deslocar até a secretaria para conferir o processo. Tudo pode ser consultado via internet”, esclarece Valdecir Araújo, titular da Serem.

O processo de virtualização do processo começa com a entrega dos documentos. Todas as vias necessárias para dar início ao processo são digitalizadas, sem haver necessidade de xerocá-los. Com a medida, a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Ana Horácio, explica que uma resma de papel é economizada diariamente. Além do papel, o processo online também contribui para a economia de impressão e armazenamento de processos físicos.

O uso do processo virtual foi instalado na Serem em outubro do ano passado. Desde então, já foram finalizados 4.333 processos, com economia de 87.217 folhas de papel. Na Serem, há 1.862 processos ativos.

Resposta ágil – O serviço via internet também diminui a tramitação do processo. De acordo com o secretário, um processo físico que duraria cerca de 90 dias pode ter o prazo de conclusão reduzido para 70 dias. “A tramitação virtual elimina a burocracia. O processo não precisa ser procurado na Serem e cada funcionário que pega o processo vai anexando os documentos e as decisões”, explica.

Os contribuintes aprovam o uso do processo online e elogiam a iniciativa da PMJP em agilizar e dar transparência ao serviço público. O corretor de imóveis e despachante Anderson Mota recorre, frequentemente, aos processos da Serem. Ele relatou que os benefícios do processo online são significativos: “Muitas vezes, acontecia de o processo se perder. Hoje, conseguimos rastreá-lo e fazer o acompanhamento em tempo real”, disse.