Usuário de transporte coletivo ganha mais 20 novos ônibus

Por - em 31

Os usuários de transporte coletivo de João Pessoa foram beneficiados na tarde desta quinta-feira (17) com mais 20 ônibus zero quilômetro, além de outro exclusivamente para atender a grupos da melhor idade. A solenidade de entrega aconteceu no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa) e contou com a presença do prefeito da cidade, Ricardo Coutinho (PSB); do diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos (AETC-JP), Mário Tourinho; dos curadores do Cidadão, Demetrius Castor e do Idoso, Valberto Lira; superintende da STTrans, Deusdete Queiroga, secretários de governo e a população. Essa renovação faz parte de um acordo entre a Prefeitura, empresários e o Ministério Público.

De acordo com o prefeito, até o final deste ano serão 212 veículos novos adquiridos na atual gestão, em parceria com as empresas de transporte urbano. “Quando assumimos, a média de circulação dos ônibus era de sete anos. Hoje reduzimos para pouco mais de quatro anos, o que representa a frota mais jovem do Nordeste. Isso foi necessário para facilitar a vida do trabalhador que diariamente utiliza ônibus. É mais conforto e tempo reduzido no percurso”, enfatizou Ricardo Coutinho.

Outra melhoria que os novos veículos vão dispor é do sistema GPS (rastreamento por satélite). A tecnologia vai possibilitar o monitoramento on-line dos ônibus. “Toda frota estará funcionando até o final do ano com este sistema, além de quatro câmeras de tevê que serão instaladas em cada veículo. Esses recursos vão nos auxiliar no que diz respeito a desvio do percurso, queima de parada, além é claro na questão de segurança para os passageiros, motoristas e cobradores”, enfatizou Deusdete Queiroga.

Idosos – Na ocasião, também foi entregue um ônibus todo adaptado para atender aos grupos da melhor idade. De acordo com Mário Tourinho, o veículo transportará idosos em passeios turísticos e outras atividades. “O veículo é todo caracterizado por dentro e por fora com mensagens de otimismo. As cadeiras são alcochoadas. É mais uma afirmação do nosso compromisso com a responsabilidade social”, observou.

Mário Tourinho também fez elogios à administração de Ricardo Coutinho. “Em menos de quatro anos de gestão, o prefeito conseguiu renovar a frota em quase 50%, já que até o final do ano teremos 202 veículos renovados”, disse.

Atualmente, a cidade de João Pessoa possui uma frota de 480 ônibus. Desse total, 420 estão em circulação, 60 em reserva de circulação e 17 eficientes, ou seja, adaptados aos portadores de deficiência física com elevadores para embarque e desembarque. São oito milhões de usuários e a média de 4,5 mil viagens por dia. Os 20 entregues nesta quinta-feira são os primeiros dos 75 carros a serem substituídos até o final deste ano.

Distribuição – Os novos ônibus, alguns com letreiros eletrônicos na frente e laterais, foram distribuídos da seguinte forma:

Transnacional – Linha 1500 (circular) – dois veículos; Linha 5100 (circular) – dois veículos; Linha 3200 (Cristo/Geisel/Valentina/Castelo Branco/Epitácio/Cristo) – dois veículos, sendo um eficiente; Linha 203 – Mangabeira – dois veículos; Linha 513 – Bessa – um veículo.

Reunidas – Linha 1510 (circular) – dois veículos; Linha 5605 (Mangabeira/Shopping-Via José Américo) – dois ônibus; Linha 5600 (Mangabeira/Shopping Manaíra) – um ônibus eficiente; Linha 5307 (Cidade Verde) – um ônibus; Linha 101 (Grotão) – dois ônibus; Linha 5603 (Mangabeira/Shopping-via Carrefour) – um ônibus.

Mandacaruense – Linha 506 (Bairro dos Estados via Funad) – um ônibus eficiente.

Marcos da Silva – Linha 507 (Cabo Branco) – um ônibus.