Usuários de Centro de Inclusão da Prefeitura visitam ‘Papai Noel’

Por - em 29

Cerca de 50 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) farão uma visita a ‘Papai Noel’ no Manaíra Shopping, nesta terça-feira (18), a partir das 15h. O Centro é uma unidade da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A coordenadora administrativa do órgão, Claudete Gomes dos Santos, explica que o passeio foi escolhido pelos próprios usuários e seus familiares. “Toda criança sonha com o Natal, Papai Noel e presentes”.

Ela destacou ainda que a iniciativa “é um exercício de cidadania e superação de limites para essas meninas e meninos e suas famílias. A integração deles com a unidade e a sociedade é uma busca constante. Muitas famílias não têm condições de realizar passeios como este. Outras evitam, por temer discriminação ou mesmo de se expor. Juntos, eles se sentem mais fortalecidos e dão exemplos de que podem ir muito mais além”, observou.

Este ano, o grupo teve a oportunidade de conhecer e visitar a Usina Cultural da Saelpa, o Forte de Santa Catarina em Cabedelo, Circo Europeu e o City Park. “Os passeios têm o objetivo de proporcionar aos nossos usuários e seus familiares dias de lazer e aprendizagem”, acrescentou Claudete Gomes.

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência trabalha com a habilitação e a reabilitação, através de serviços especializados, de pessoas com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou de aprendizagem, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno de sua cidadania. Recentemente, o serviço mudou para a avenida Eurípides Tavares, 289, no bairro de Tambiá, facilitando ainda mais o acesso aos usuários e familiares.