Usuários do SUS são contemplados com a integração de dois serviços

Por - em 30

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará reunião nesta quarta-feira (15) para integrar dois serviços que já são oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa. O projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’ e os Centros de Referência de Combate ao Tabagismo trabalharão em parceria para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A reunião acontece a partir das 8h30, no Auditório do Cecapro, na Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio).

Conforme explicou a diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz, o objetivo da reunião é colocar os dois serviços para trabalharem em parceria. “A atividade física, que é a proposta do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’, alivia o estresse e melhora a respiração. Quem está tentando parar de fumar, que é o público atendido pelos Centros de Referência, precisa aliviar o estresse e melhorar a qualidade respiratória, por isso, se torna interessante a junção dos dois serviços”, explicou.

Júlia disse que nesta reunião serão pactuadas as formas de unir os dois serviços, para que mais pessoas possam ser beneficiadas com o que é oferecido. “A princípio, o usuário dos Centros de Referência serão estimulados a participar do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’, mas iremos pactuar várias formas de integrar os dois serviços”, afirmou.

João Pessoa Vida Saudável
 
O ‘João Pessoa Vida Saudável’ é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, pois a atividade física reduz doenças causadas pelo sedentarismo e previne o aparecimento de doenças. Pessoas de todas as idades podem participar do projeto, basta ir a uma das praças incluídas no projeto das 5h30 às 6h30. Em cada uma das praças há equipes formadas por profissionais de Educação Física e estudantes da área.
 
As praças participantes são:

Lauro Wanderley – Funcionários I
Praça da Paz – Bancários
Ellen Lucy (Coqueiral) – Mangabeira
Tiradentes (São Gonçalo) – Torre
Djalma Gomes da Fonseca (Caju) – Bessa
Bela Vista – Funcionários II
Alto do Céu – Mandacaru
Aquiles Leal (Praça do Onze) – Jaguaribe

Centro de Referência de Combate ao Tabagismo
 
João Pessoa tem quatro Centros de Referência de Combate ao Tabagismo. Desde o ano de 2006 a SMS tem o Programa de Controle de Tabagismo. Entre 2006 e 2008 foram atendidas 425 pessoas; dessas, 28,5% abandonaram o vício, 44% concluíram o tratamento de um ano, mas não deixaram de fumar, e 27,5% esqueceram o tratamento.

As pessoas que procuram os centros são atendidas por uma equipe multiprofissional, com médico, psicólogo e enfermeiro. Quem quiser essa ajuda, poderá procurar os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo e Centro de Saúde de Mandacaru.
 
Tratamento – As pessoas que quiserem participar dos grupos de tratamento devem procurar os CAIS ou Centro de Saúde mais próximos de suas casas. Confira os telefones:

CAIS Jaguaribe – 3214-4075
CAIS Cristo – 3214-2623
CAIS Mangabeira – 3213-1909
Centro de Saúde Mandacaru – 3214-7143