Vacinação contra a Pólio é realizada em conjunto com ‘Estação de Serviço’

Por - em 20


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Saúde (SMS), realizou neste sábado (18) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A abertura oficial da campanha aconteceu no Mercado Público de Mangabeira, com a presença do prefeito Luciano Agra. O evento teve a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“A Prefeitura de João Pessoa disponibilizou mais de 200 locais entre postos fixos e volantes para que a meta da campanha seja alcançada. Antes mesmo do Dia D de mobilização, as nossas equipes já trabalhavam nas Unidades de Saúde da Família sensibilizando os pais sobre a importância de vacinarem seus filhos. Todos unidos contra a doença”, ressaltou o prefeito.

Estação de Serviços – Além da campanha de vacinação, a Prefeitura também disponibilizou para os moradores do bairro de Mangabeira o projeto ‘Estação de Serviços’.

O prefeito afirmou que unir a Campanha de vacinação com a Estação de Serviços tem o objetivo de potencializar a ação e atrair mais pessoas. “A união dessas duas ações visa potencializar o serviço oferecido pela Prefeitura. Dessa forma se torna mais atraente, oferecendo inúmeros serviços aos pais que vêm vacinar seus filhos”, enfatizou Luciano Agra.

A iniciativa envolveu vários órgãos municipais, a exemplo das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e Meio Ambiente (Seman), além da Ouvidoria Municipal, Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Os pais puderam, além de vacinar os filhos contra a Pólio, atualizar o cartão de vacinação das crianças. Já nas tendas da ‘Estação de Serviços’, a população teve acesso a vários materiais educativos. A Secretaria de Saúde disponibilizou serviços como orientações sobre a saúde do homem e da mulher, prevenção de DST´s, Dengue, Hanseníase e Tuberculose, orientações odontológicas sobre a prevenção de câncer bucal, a verificação da pressão arterial e orientações nutricionais, além de atividade alternativa como a massoterapia. Já as crianças participaram de atividades lúdicas. O Centro de Zoonoses também estava presente explicando sobre as doenças transmitidas pelos animais.

Na tenda da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a equipe realizou o cadastro para quem precisava tirar a 2ª via de documentos pessoais. Os moradores foram recepcionados no evento com um café da manhã.

Uma das moradoras beneficiadas com a ação foi Janaína Pessoa, que trouxe as sobrinhas gêmeas de quatro anos para se vacinarem. “O atendimento foi ótimo. Os palhaços ajudaram a distrair as crianças na hora da vacina”, afirmou Janaína.

O professor Marconildo Laurentino fez questão de trazer a netinha para receber a dose da vacina junto com sua filha. “Essa interação do poder público com a população é fundamental”, disse o morador.

Campanha – No ‘Dia D de Mobilização Contra a Paralisia Infantil’ cerca de mil profissionais da saúde de João pessoa trabalharam para imunizar todas as crianças de zero a 5 anos. A meta foi vacinar 50 mil. As equipes trabalharam das 8h às 17h.

A segunda etapa da Campanha está prevista para acontecer no dia 13 de agosto.