Vacinação contra a rubéola é prorrogada em todo o País

Por - em 32

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, prevista para terminar nesta sexta-feira (12), foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até que todos os municípios do País consigam atingir a meta de imunizar 95% da população prevista. O Brasil conseguiu vacinar mais de 50 milhões de brasileiros, o que significa uma cobertura de 75% da população a ser imunizada. A Paraíba imunizou 919.925 pessoas, o que representa 76,37% da população na faixa etária entre 20 e 39 anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, João Pessoa imunizou 174.292 pessoas entre 20 e 39 anos, o que representa uma cobertura de 70,39%. Do total de pessoas vacinadas, 102.824 são mulheres (78,76%) e 71 468 (61,06%) são homens. Quem ainda não se vacinou contra a rubéola deve procurar o posto de saúde mais próximo ou os postos móveis instalados em vários pontos da Capital.

Apelo – A diretora de Vigilância em Saúde do município, Júlia Vaz, avalia que a Capital conseguiu vacinar um número significativo de pessoas, mas é preciso que aquelas ainda não imunizadas procurem fazê-lo, pois a dose é gratuita e está disponível nas unidades de saúde. “O percentual que ainda não foi atingido deve-se a pessoas que não querem se vacinar por algum motivo, como por exemplo, medo da injeção”, avaliou.

Segundo Júlia Vaz, outro ponto importante é que mesmo a pessoa já vacinada contra a rubéola no ano passado ou no início deste ano deve tomar a vacina novamente. “O município vem disponibilizando a aplicação nos postos de saúde, shoppings, supermercados, áreas de grande circulação de pessoas e empresas. É preciso a adesão das pessoas e, principalmente, pois assim estarão cuidando de sua saúde e de sua família’, observou.

Estratégia – Na próxima segunda-feira (15), representantes da Secretaria de Saúde do Estado, Municipal de Saúde (SMS) e órgãos municipais congêneres estarão se reunindo na sede da SES para definir uma nova estratégia e imunizar as pessoas que ainda não foram vacinadas contra a rubéola. Na terça-feira (16), a discussão vai ocorrer na SMS com vistas a atingir a meta de vacinar 95% da população na faixa etária entre 20 e 39 anos (ou 247.603 pessoas).