Vacinação é intensificada neste final de semana em João Pessoa

Por - em 17

Neste sábado, dia 24 de abril, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e quiserem se vacinar contra a gripe H1N1 poderão procurar o Lactário da Torre, Centro de Saúde de Mandacaru, Cais Cristo, Unidade Integrada de Cruz das Armas e Unidade Médica das Praias, das 7h ao meio dia. Quem preferir se vacinar no domingo, dia 25, poderá procurar o Centro Integrado de Cruz das Armas. A imunização de maiores de 60 anos com a vacina da gripe comum começa nesta segunda-feira (26), em todas as unidades de saúde da família de João Pessoa.

A vacinação contra a H1N1 continua para todos os grupos prioritários. No dia 8 de maio, acontece o Dia D da Vacinação da Influenza Sazonal (comum), como recomenda o Ministério da Saúde, mesma data em que a Secretaria Municipal de Saúde realiza o 2º Dia D de Vacinação da H1NI (o primeiro aconteceu no dia 10 de abril). Além disso, postos volantes estão sendo colocados em praças públicas e universidades. Apenas em João Pessoa, 139.518 pessoas foram imunizadas até o dia 22 de abril.

Na segunda-feira, os idosos podem procurar qualquer unidade de saúde da família para se vacinarem contra a gripe comum. Essa parcela da população que tenha algum tipo de doença crônica também poderá se vacinar contra a H1N1. No dia 27 haverá um ponto de vacinação na Lagoa do Parque Solon de Lucena, das 9h às 13h, para dar oportunidade às pessoas que trabalham durante a semana. No dia 29 de abril, será a vez do Ponto de Cem Réis receber mais uma vez um posto volante, das 8h ao meio dia. “Já batemos quase todas as nossas metas e estamos caminhando para conseguir a pactuação feita com o Ministério da Saúde”, comentou a diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz.

No dia 2 de maio, um domingo, haverá vacinação no Busto de Tamandaré, das 8h às 12h. “Lembramos que essa vacinação é apenas para os grupos prioritários, que são crianças de seis meses a menores de dois anos, adultos de 20 a 39 anos, grávidas em qualquer idade gestacional e pessoas com doenças crônicas”, informou Júlia Vaz.

No dia 10 de abril, quando aconteceu o primeiro dia D de Vacinação da H1N1, João Pessoa, única cidade do Estado a realizar o dia D recomendado pelo Ministério da Saúde, vacinou mais de dez mil pessoas em 15 postos espalhados pela cidade. “Já enviamos equipes volantes para várias faculdades, a exemplo da FACENE, UFPB, UNIPÊ, Santa Emília de Rodat, IFPB, FCM, além de datas já agendadas para o IESP e UNIPB, pois grande parte dos estudantes dessas faculdades está em um grupo prioritário”, explicou Júlia Vaz.

No dia 8 de maio, o dia D da Vacinação Sazonal será no Clube do Idoso, no Altiplano. Além deste local, todas as unidades de saúde da família estarão vacinando. “Também colocaremos postos móveis em local de grande movimentação e, neste dia, vacinaremos contra a gripe sazonal e a H1N1”, informou.