Vale do Gramame comemora Dia de Nossa Senhora da Conceição

Por - em 72

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou na noite desta quinta-feira (8) de mais uma procissão em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição. Desta vez, na comunidade do Vale do Gramame. Os fiéis saíram da Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Colinas do Sul e seguiram em caminhada pelas ruas até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Gramame, onde foi celebrada uma missa em homenagem a Santa, pelo pároco André Percival.

Segundo Agra, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a partir de uma política de desenvolvimento social, acredita que os valores e crenças das comunidades, de um modo geral, devem ser estimulados. “Além de fortalecer a identidade cultural do povo, momentos como este são importantes para a valorização do papel da família, do espírito de solidariedade entre as pessoas e, sobretudo, do compromisso da PMJP com a qualidade de vida da população.

Muitos moradores do bairro e de localidades vizinhas participaram da procissão, realizada anualmente, fazendo orações e entoando músicas religiosas, exaltando a fé e devoção na Santa. A fiel Maria José Rodrigues é devota de Nossa Senhora da Conceição há 28 anos. “Tive um problema sério de saúde e fiz promessa para a virgem santíssima. Alcancei a graça e todos os anos eu participo da procissão como forma de agradecimento”, contou.

A dona de casa Edineuza da Silva confirmou a adoração pela Santa. “Tudo que eu me pego com ela eu alcanço. Já moro aqui na comunidade há 22 anos e desde então não perco nenhuma celebração”, disse.

De acordo com o padre André Percival, desde 1854 o Papa Pio IX declarou o dia 8 de dezembro como o Dia de Nossa Senhora da Conceição. “O Vale do Gramame é uma das comunidades mais antigas dessa região e a devoção, que já era popular, se tornou presença constante entre os moradores locais, sendo comemorado com festa ano após ano”, explicou. 

Celebração – No dia em que se exalta Nossa Senhora da Conceição, o prefeito esteve também em outras comunidades da capital, acompanhando os eventos de celebração, comemorado pela Igreja Católica. Ele participou pela manhã de um café na área externa da Igreja São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro e de uma procissão que percorreu as ruas do bairro em direção às margens do Rio Sanhauá, até a chamada “Ilha Santa”. “É importante construir um laço fraterno com a população, isso faz com que a prefeitura esteja cada vez mais próxima do cidadão, que é nosso grande objetivo”, destacou.

Festa Profana – Neste sábado (10) será realizada a parte profana da festa de Nossa Senhora da Conceição, que conta com o apoio da PMJP, por meio da Fundação Cultural (Funjope) e da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático (OD). De acordo com Marco Antônio, articulador da 12ª região do OD, o evento terá início às 20h, na estrada velha de Gramame, com as bandas de forró Mega Show e Bota pra Gerar.