Vale do Gramame representará o NE em evento de turismo, em São Paulo

Por - em 29

O Vale do Gramame, zona rural de João Pessoa, e o Cariri paraibano vão representar a região Nordeste no ‘III Salão do Turismo’, que acontece no mês de junho próximo, em São Paulo (SP). A escolha foi feita pela coordenadora de Turismo e Agricultura do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Camila Marques, que fez uma visita de avaliação do potencial local esta semana e anunciou a inclusão do Vale no Programa Nacional de Turismo Rural com base na agricultura familiar.

Em abril, uma equipe do Ministério do Turismo vai visitar a região para colher imagens e produzir um documentário em DVD mostrando as potencialidades do Vale, como as trilhas ecológicas, o ‘São João Rural’, caminhadas e os costumes da agricultura familiar.

Além do DVD, que inclui roteiros das outras quatro regiões, também será editada uma revista mostrando os atrativos do Vale. “Queremos conservar as características do lugar e a maneira de viver do povo, incluindo a atividade turística como forma apenas de uma renda extra para as famílias”, comentou a coordenadora de Turismo e Agricultura do MDA.

De acordo com Camila Marques, o Vale do Gramame, formado pelas comunidades Mituaçu, Gramame e Engenho Velho, tem como características o potencial natural e a vontade de a comunidade de trabalhar os atrativos turísticos do lugar. “Com o trabalho das políticas públicas poderemos criar um novo segmento para o turismo, aproveitando o bom fluxo que a cidade recebe. Iremos iniciar um projeto com o apoio do Conselho Regional de Agricultura e do Ministério do Turismo, sempre com a preocupação de manter a identidade das famílias que vivem da agricultura familiar”, concluiu.