Valentina Figueiredo ganha binário para melhorar acesso ao Litoral Sul

Por - em 116

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa entregou à população, nesta quinta-feira (10), mais um binário para dar fluidez ao tráfego, dentro do cronograma de intervenções no trânsito da Capital para este primeiro semestre. O bairro contemplado desta vez foi o Valentina Figueiredo, no trecho que dá acesso ao Litoral Sul. O binário é formado pelas ruas José Dumas Ferreira, Comerciante Manoel Laurindo e Severina Paiva de Araújo. A obra faz parte do Projeto Caminho Livre, que prevê ações para a melhoria na mobilidade urbana da Capital.

Agora, o novo caminho para o Litoral Sul parte da Rua José Dumas Ferreira, segue pela Comerciante Manoel Laurindo (continua mão-dupla) até a Rua Carlos Neves da França, retornando pela Severina Paiva de Araújo até a Rua Inspetora Emília Mendonça (confira o mapa). Essa mudança acabará com o conflito que existia na área, principalmente, nos fins de semana quando o número de veículos aumentava devido à procura pelas praias do Litoral Sul.

As ruas que formam o binário foram devidamente sinalizadas pela Divisão de Sistema Viário (DSV) da Semob com pintura de eixo divisor de pistas, tachões e faixas de pedestres para garantir a segurança do tráfego de veículos e pedestres no local. O ponto de parada de ônibus, antes na Rua Severina Paiva de Araújo, foi deslocado para a Comerciante Manoel Laurindo.

O binário vai proporcionar agilidade e segurança ao trânsito, pedestres e transporte público do Valentina Figueiredo, além de facilitar o acesso para o Litoral Sul partindo da Rua José Dumas Ferreira. Agentes de mobilidade da Semob estarão no local durante os primeiros dias da operação do binário, orientando a população a respeito das mudanças de fluxo no trecho.

A equipe de educação para o trânsito está abordando pedestres e condutores, para entregar panfletos informativos que contêm mapa com a nova circulação da área.

Bairro das Indústrias – Ainda dentro do cronograma de entrega de obras pela Semob, no dia 17, o Bairro das Indústrias ganhará um binário, que vai abranger quatro ruas: Da Tecnologia e Monte Sinai; e as ruas Abdias Abdon Araújo e Da Prosperidade.

Binário – É a adoção de sentido único para dois pares de via que correm, em geral, paralelas, sendo que uma opera num sentido e a outra no sentido inverso, com o objetivo de garantir melhores condições de circulação (fluidez, segurança e até facilidades para o estacionamento).