Vencedores do ‘Aluno Destaque’ recebem computadores da PMJP

Por - em 26

Os 123 estudantes selecionados no concurso ‘Aluno Destaque 2007’ foram premiados com computadores na manhã desta quarta-feira (12), durante solenidade no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. Eles se destacaram entre cerca de 15 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental de 78 escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, que tiveram o desempenho escolar avaliado.

No evento, estudantes e gestores falaram da importância da escola na formação do cidadão. “Quando soube que tinha ganho o concurso na minha escola, chorei demais de tanta alegria, saí correndo e me abracei com minha mãe. Eu resolvi participar logo que a professora falou, mas não sabia que iria ganhar”, contou a estudante Gyglianne Karol Costa Alves, 14, que concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José Américo de Almeida.

A mesma alegria de Gyglianne foi compartilhada por Phellype Mola Pessoa Braga, 14 anos, aluno da Escola João Monteiro da Franca, e David da Cunha Franca, 11 anos, da Escola João Medeiros Novais. “Estou muito feliz. O computador vai me ajudar nos estudos e o concurso foi um bom incentivo para quem gosta de estudar e para quem não gosta, também”, disse Phellype.

David da Cunha – que mora no Bairro dos Novais e tem quatro irmãos – disse que não tinha computador e sua família não poderia dar esse presente a ele, por falta de condição financeira. Muito emocionado, o menino de 11 anos leu para a platéia a redação que o ajudou a vencer o concurso. “Na minha escola aprendi o que é direito e o que são deveres, aprendi a ser gente e vou levar as melhores recordações da minha vida. Minha escola, meu lugar na vida, meu lugar no mundo”, dizia um trecho do texto produzido pelo menino.

Premiação – Além da leitura de redações por David e Phellype, a aluna Daniele Ramos fez um discurso em nome dos alunos e mais dois estudantes (João Cândido e Maria de Fátima da Silva) realizaram uma apresentação de fantoche, usando literatura de cordel.

Logo após, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB); a secretária da Educação, Ariane Sá; o secretário-adjunto, Nathanael Rohr; a chefe da Divisão do Ensino Fundamental II, Gilmara Lacerda, e a diretora de Gestão Escolar, Inês Lopes Caminha fizeram a entrega simbólica dos computadores aos premiados e falaram sobre a iniciativa ‘Aluno Destaque’, que terá sua segunda versão este ano. Ter as melhores médias em todas as disciplinas, freqüência escolar acima de 75% e produzir um texto em prosa ou poesia sobre o tema ‘Minha escola, meu lugar’ foram os requisitos exigidos.

Acesso ao mundo – O prefeito Ricardo Coutinho ressaltou a importância do computador na vida moderna e na formação do cidadão e dos investimentos feitos pela Prefeitura para permitir o acesso dos alunos ao equipamento. “Através do computador, você acessa o mundo. Esse concurso não deve ser encarado como uma disputa, mas como um incentivo, mesmo porque a Prefeitura não pode colocar um computador na casa de cada aluno. Nesses três anos, o Município adquiriu 3 mil máquinas e colocou em laboratórios para uso dos alunos, porque entende que o equipamento deve ser usado o processo de construção da cidadania. Estamos avançando para derrubar a idéia de que escola boa é escola particular. A escola pública de qualidade é um processo em construção na cidade”, disse.

A secretária Ariane Sá agradeceu a toda a comunidade escolar que se envolveu no concurso e que faz parte do dia-a-dia da educação municipal. “Do vigilante ao gestor, todos têm um papel fundamental na escola. Os pais também são responsáveis pelos resultados e sem eles não conseguimos ir muito longe. Não deve haver terceirização da educação e nem da criação de filhos. A escola e os pais devem estar juntos nesse processo”, disse.