Vencedores do Carnaval Tradição serão conhecidos nesta quinta

Por - em 50

Durante dois dias de desfiles as escolas de samba, agremiações e clubes de orquestras do Carnaval Tradição encantaram as milhares de pessoas que estiveram nas arquibancadas da Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa. Com muito amor e disposição, cada um mostrou que é possível colocar a festa na rua com garra e perseverança. O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Nesta quarta-feira de cinzas (9), a partir das 16h no Ponto de Cem Reis, é dia de conhecer as campeãs do Carnaval Tradição 2011. Já no sábado, acontece o desfiles das campeãs, com a participação dos três primeiros lugares de cada categoria.

O público pôde ver a diversidade cultural do carnaval pessoense. Numa passarela democrática, circularam índios legítimos com cocares e vestimentas típicas, dividindo espaço com figuras folclóricas, passistas, e orquestras de frevo. Uma tradição que completou 92 anos.

“Esse é o carnaval do povo, existe uma evolução natural, mas sem perder a identidade. Essas crianças que desfilam hoje serão os mestres de amanhã, repassando o que aprenderam para sua geração” ressaltou José Nilton, especialista em cultura e folclore.

Para Valdenira de Araújo, filha do fundador da agremiação Tribo Indígena Pele Vermelha, todo esforço é necessário para fazer bonito na avenida: “O que agente ama tem que ser cumprido até quando Deus nos der forças para isto” afirmou. “É uma maravilha, agente se diverte, dança, canta” comemorou a dona-de-casa Ivone Pessoa, que saiu de Mangabeira com a neta para ver o Carnaval Tradição.

O Carnaval Tradição no só atrai a curiosidade dos pessoenses. No desfile do domingo, também teve ovato no samba, como a paulista Ivone Sanches Lacerda, que veio morar a poucos meses em João Pessoa, valeu a pena ver o Carnaval Tradição da cidade. “Fiquei sabendo pela TV sobre o evento e fiz questão de trazer minha filha e netos para assistir as apresentações”, ressaltou.

Apuração- Um corpo de jurados composto por oito membros, indicados pela Funjope, estão julgando nos desfiles critérios como conjunto, fantasia, batuque, estandarte, coreografia, orquestra, bateria, dentre outros. As 23 agremiações que participam do “Carnaval Tradição” deste ano participam em três categorias distintas, concorrendo a premiação total de R$ 18 mil, divididos para as três primeiras colocações de cada categoria.

Estrutura – A Prefeitura de João Pessoa disponibilizou toda a infra-estrutura necessária para o desfile das agremiações do Carnaval Tradição da Capital. Além da ajuda financeira doada a cada agremiação, o governo municipal disponibilizou a estrutura do palco e das arquibancadas, a iluminação e sonorização, assim como formou a comissão de jurados para avaliar as agremiações.

O coordenador da Funjope, Milton Dornelas, ressaltou que a Prefeitura ofereceu todas as condições necessárias para a realização do Carnaval Tradição, com instalação de novas arquibancadas para o desfile, além da infra-estrutura necessária, como banheiros químicos, segurança e iluminação. “Valorizamos a festa cuidando de todos os detalhes para que as agremiações possam fazer um Carnaval Tradição de qualidade”, destacou.

A segurança foi garantida pela Policia Militar e Civil, Guarda Municipal e STTrans. Equipes da Emlur também deram suporte a realização da festa cuidando da limpeza da área após os desfiles.