Verão em Ação é encerrado neste final de semana na orla de JP

Por - em 37

O projeto Verão em Ação será encerrado neste sábado (11), na orla de João Pessoa, após 32 dias de atividades esportivas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital (PMJP). A expectativa dos organizadores é que a movimentação seja grande neste último dia de práticas esportivas nas quatro arenas montadas na orla da Capital.

Conforme o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Thiago Pacheco, o objetivo do projeto e desta parceria foi incentivar a prática de atividades físicas, mas com orientação e responsabilidade. “Nós mobilizamos professores de educação física na orientação de estudantes em escolinhas esportivas para que tudo fosse feito com um caráter também educativo”, disse o secretário.

Segundo ele, de quarta à sexta-feira ocorreram as escolinhas e nos finais de semana os equipamentos eram disponibilizados à população para prática livre, mas sempre sob supervisão de instrutores. No bairro do Cabo Branco, há duas arenas, sendo uma em frente à Casa de José Américo de Almeida, e a outra próxima ao final da Avenida Beira Rio. Outra está montada no Busto de Tamandaré, e a quarta unidade está no Bessa, em frente à escola V2.

Thiago Pacheco explicou que houve um cuidado para dividir os esportes conforme cada arena montada. “A que funciona próximo à Casa de José Américo é voltada para as pessoas com deficiência física ou dificuldades de mobilidade. É o para-esporte. Lá as pessoas praticam frescobol e vôlei sentados”, disse ele.

O coordenador da outra arena do Cabo Branco, o professor Harlen Vilarim, disse que o movimento foi intenso no local durante todo o mês, principalmente aos finais de semana. “Cada arena funcionou em um dia diferente. A do Bessa funcionava às quartas-feiras, com kitesurf, a do Busto de Tamandaré, às quintas-feiras, e as do Cabo Branco, às sextas-feiras”.

As práticas da unidade próxima ao final da Avenida Beira Rio foram vôlei e futebol de praia, futevôlei, frescobol e handebol, assim como na arena de Tambaú. Para cada modalidade há um professor responsável, além de monitores, que orientam os praticantes das atividades, inclusive aos finais de semana.

Parceria – A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado na execusão de projetos para o verão movimentou a cidade durante todo este inicio do ano. “Além das atividades esportivas e de oferecer espaços para lazer e entretenimento, essa parceria também proporcinou cidadania, abrindo espaços para todos, de forma gratuita e fomentando a qualidade de vida”, acrescentou Thiago Pacheco.

Aprovação – De acordo com a carioca Fernanda Monteiro, moradora de Tambaú, o projeto Verão em Ação é de grande importância para inserir a prática esportiva na vida das pessoas. “Esta iniciativa é maravilhosa. Eu sou do Rio de Janeiro e lá não tem este tipo de ação pela prefeitura. Trouxe meus filhos para aprenderem vôlei e futebol de areia e agora eles já querem praticar na escola”, disse ela. Marcos Paulo e Rafael, de nove anos e oito anos, respectivamente, estão ansiosos para começarem a jogar no time da escola.

Jogador de futebol de areia há muitos anos, Israel Isidro marcou presença nas arenas da orla da Capital durante este verão. “Sempre que não estou trabalhando venho jogar bola com meus amigos aqui no espaço delimitado pela Prefeitura de João Pessoa. É muito legal haver esta preocupação do governo em incentivar o esporte. Eu mesmo fiz questão de espalhar esta atividade para meus amigos”.