Viaduto Geraldo Mariz é entregue à população e já funciona criando rota alternativa a Epitácio Pessoa

Em - + 0 20

 Arthur Araújo e Pollyana Sorrentino

entrega_prefeito_viaduto_mariz_fotoJulianaSantos (13)A população de João Pessoa começou a utilizar, na noite desta terça-feira (15), o Viaduto Geraldo Mariz. A obra foi entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo e é a peça chave para a implantação de um novo plano de mobilidade que desafoga a Avenida Epitácio Pessoa e cria um novo corredor de acesso entre o Centro e a orla da Capital.

O viaduto, um investimento de R$ 1,5 milhão, fica localizado sobre o quilômetro 18 da BR-230. Ele interliga a Rua Florentino Júnior e a Avenida Deputado Geraldo Mariz, criando um corredor que tem início no bairro da Torre e ainda passa pelos Expedicionários, Tambauzinho e Miramar.

“É uma obra de grande importância para a mobilidade da Capital por trazer alternativas de tráfego às avenidas centrais, principalmente a Epitácio Pessoa”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo. “A partir de agora os condutores poderão diversificar a rota, o que vai reduzir os congestionamentos criando um trânsito mais seguro e ágil”, complementou.

Fluxo – Com a entrega da obra, os motoristas poderão circular utilizando, no sentido praia, a Avenida Júlia Freire, as ruas Florentino Júnior, Deputado Geraldo Mariz (viaduto) e Nevinha Cavalcante, todas em sentido único de circulação, indo até a Rua do Capim, que liga a Avenida Epitácio Pessoa e a Beira-Rio.

No sentido inverso, a Semob modificou a circulação nas Ruas José Liberato e Professora Ermelinda Coelho (Tambauzinho), chegando à Rua Vandick Filgueiras, que passa a ser mão única do trecho compreendido entre a Rua Governador José da Silva (Espaço Cultural) até a Epitácio Pessoa. As ruas Nevinha Cavalcante e Professora Ermelinda Coelho formaram um binário.entrega_prefeito_viaduto_mariz_fotoJulianaSantos (5)

Para possibilitar as mudanças, a PMJP pavimentou trechos de 12 ruas, totalizando dois mil metros lineares e 15,4 metros quadrados (m²) de obra, o que requereu R$ 600 mil em recursos.

Orientação – Os condutores estão sendo orientados sobre as mudanças pelos agentes de mobilidade urbana distribuídos em pontos estratégicos, orientando e entregando panfletos educativos. “Esse trabalho tem como objetivo ajudar no entendimento da modificação dos trajetos e garantir a segurança de quem transita pelos novos acessos”, explicou o superintendente municipal de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga.

Apoio – Ao longo da execução da obra, deram apoio nas interdições da BR 230 a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, ainda, concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações.

 

entrega_prefeito_viaduto_mariz_fotoJulianaSantos (1)Confira os trechos com mudanças de sentido após a entrega do viaduto:

  • Rua Maria Caetano F. de Lima/ Av. Major S. Ribeiro;
  • Epitácio Pessoa/Av. Ministro José Américo de Almeida;
  • Ministro José Américo de Almeida/ Av. Epitácio \Pessoa;
  • Rua Governador José Gomes da Silva/Av. Epitácio Pessoa;
  • Tito Silva/ R.João Domingos;
  • Tito Silva/ R. Cel. Souza Lemos;
  • Praça do Cabo Branco.