Vias e prédios públicos de JP recebem manutenção de equipes da Emlur

Por - em 150

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza a manutenção das vias e prédios públicos com ações de varrição, roçagem e capinação. No decorrer do ano a ação se repete diversas vezes, no compromisso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em cuidar dos bens públicos. Nesta quinta-feira (26), as equipes da Emlur estão nos bairros Funcionários II, Castelo Branco, Centro e Avenida Beira Rio.

De acordo com o diretor operacional da Emlur, Francisco Lucas, 16 agentes estão trabalhando na manutenção do Centro de Referência da Juventude nos Funcionários II. “A Emlur também desenvolve este trabalho de cuidar dos prédios municipais. A ação é feita após o envio de ofício solicitando a realização do serviço. Nos Funcionários II, por exemplo, está sendo feita a roçagem e a capinação da área do prédio público”, explica ele.

A Emlur possui um calendário anual de atividades, mas que sofre modificações conforme a demanda. “Toda semana nós nos reunimos para definir o que vai ser feito, mas isto pode ser mudado diariamente, em caráter emergencial. No Centro, a limpeza é feita diariamente, já no Geisel, por exemplo, o serviço é feito a cada três meses, mas se houver demanda, nós adiantamos a ação”, esclarece Francisco Lucas. De acordo com ele, toda a cidade é atendida, mesmo os bairros mais distantes.

Em paralelo ao trabalho de varrição, capinação, pintura de ruas, a Emlur está atuando com esforço concentrado nas comunidades mais afetadas pelas chuvas. “Estamos com uma operação integrada com a Defesa Civil, realizando a limpeza das encostas de 32 comunidades para evitar que o acúmulo de lixo prejudique ainda mais a situação delas, que só piora com as chuvas”, diz o diretor operacional da Emlur.

Ele cita algumas comunidades onde a ação está sendo feita: Riachinho, Timbó, Bairro São José, Tito Silva, Santa Clara, Chatuba, São Judas Tadeu, Saturnino de Brito, Renascer, Santa Emília de Rodat e Padre Zé, entre outras.