Vice-prefeito entrega oficialmente as chaves de João Pessoa ao novo arcebispo metropolitano da Paraíba

Por Flávio Asevêdo - em 1240

Representando o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, o vice-prefeito Manoel Júnior, entregou, oficialmente, a chave de João Pessoa ao novo arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, no início da noite desta sexta-feira (19), na Praça Dom Adauto. Durante o evento de acolhida do arcebispo nomeado, que tomará posse oficialmente neste sábado (20), ele destacou que chega para trazer uma mensagem de esperança e fé aos fiéis da Igreja Católica e Manoel Junior deu as boas vindas por todos os pessoenses.

Dom Delson chegou a João Pessoa depois das 16h e realizou a primeira entrada oficial ao Palácio do Bispo. No primeiro andar, ele participou de um momento de oração na Capela e concedeu entrevista à imprensa, onde falou sobre a nomeação feita pelo Papa Francisco e o seu papel ao assumir a Arquidiocese da Paraíba.  “O primeiro desafio é conhecer a Arquidiocese, fazer visitas pastorais, encontrar os padres e permitir também que o povo me conheça pouco a pouco”, declarou.

Logo em seguida, houve a solenidade de acolhida com a presença de autoridades locais. Em virtude do falecimento do vereador Pedro Alberto Coutinho, o prefeito Luciano Cartaxo não pode comparecer à solenidade. “Cumprimentando toda a comunidade católica, afirmamos que estamos aqui, junto aos fieis, desejando que o senhor possa fazer o que todos nós buscamos na vida pública, que é a justiça social. Luciano tem dito sempre que a administração está pautada em fazer o bem pelas famílias e desejamos tê-lo entre nós, com Deus o iluminando junto ao seu rebanho, com essa mesma busca que é a de todas as pessoas de bem” afirmou Manoel Junior.

Dom Delson declarou o que sente ser sua missão como 7º Arcebispo Metropolitano da Paraíba. “Nesta grande manifestação de alegria do povo de Deus, espero corresponder à expectativa de todos e estou aqui como pastor, como irmão. Como religioso, frade franciscano, tenho meu lema episcopal ‘ide aos meus irmãos’. Então venho assim, sem nenhuma pretensão, a não ser de servir. Tenho que responder às demandas da Arquidiocese e do povo e quero plantar esperança no coração desse povo. Quero dizer a este povo que há esperança sim, porque nós somos a Igreja e a Igreja tem um fundador que se chama Jesus Cristo e ele não vai nos abandonar”, disse.

A solenidade contou ainda com a presença de Dom Genival Saraiva, do desembargador Joás de Brito, da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e do procurador Regional da República, Luciano Maia, representando a sociedade civil organizada.

Posse – Na manhã deste sábado será realizada a Posse Canônica de Dom Delson, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. A posse vai ser dada pelo Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa), Dom Giovanni d’Aniello. É nessa celebração que Dom Delson deixa de ser o arcebispo nomeado/eleito, para ser, oficialmente, agora empossado, Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Já às 16h30, acontecerá uma missa no Ginásio de Esportes Ronaldão, com católicos de todas as 100 Paróquias da Arquidiocese, além de participantes de associações e movimentos pastorais.