Vídeo patrocinado pelo FMC será lançado no Lima Penante

Por - em 19

O Tintin Cineclube retoma seu calendário de exibições com o lançamento do vídeo “Brincantes Visionários”, do jornalista e videasta Elinaldo Rodrigues, nesta quarta (3), às 10h, no Cine-Teatro Lima Penante. O documentário, com 40 minutos de duração, foi patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), com apoio do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB e Eliro Produções Multimídia. O média-metragem em formato digital fala de Boi de Reis, Cavalo Marinho, Ciranda e Mamulengo do Bairro dos Novais, em João Pessoa, lugar onde a vida pulsa numa trincheira de luta pela cultura popular.

O Cine-Teatro fica na Avenida João Machado, 67, Centro da Capital paraibana. Os ingressos custam R$ 2 (inteira) e 1 real (meia) para estudantes, maiores de 60 anos e membros da Associação Brasileira de Documentaristas- Regional Paraíba que estão com suas mensalidades em em dia.

Estréia – No filme, mestres e brincantes narram suas sagas, na qual enfrentam diariamente as mazelas da opressão social com criatividade e paixão pela arte. Presentes no vídeo ou na produção da trilha sonora estão Mestre Pirralhinho, Boi de Reis Estrela do Norte, Mané Baixinho, Grupo Ciranda do Sol, Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi e Babau do Mestre Vavau – nomes que revelam a força e diversidade cultural presentes no Bairro dos Novais.

A direção de fotografia é de João Carlos Beltrão, profissional premiado no Estado, e uma equipe onde despontam nomes conhecidos como o fotógrafo Gustavo Moura (still), os diretores Bruno de Sales (som) e Ely Marques (edição, mixagem de som e finalização). A presença da equipe está garantida nesta noite pra lá de especial.

A festa – Não será só na tela o lugar aonde a cultura popular vai se manifestar. Após a exibição do documentário, estão programadas apresentações da Ciranda do Sol do Mestre Mané Baixinho e do Boi de Reis do Mestre Pirralhinho. A noite continua com a discotecagem de seletores musicais ‘da casa’ e convidados e bar em funcionamento até às 2h. Em paralelo, acontece no vizinho prédio do Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB (NAC), a desmontagem da exposição “Planos e estratégias: desenhos e outras saídas” de Adriano Barreto, com a exibição de dois trabalhos recentes de videoarte do artista.