Vigilância Ambiental realiza ação contra dengue na UFPB

Por - em 26

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Gerência de Vigilância Ambiental, realizou durante esta quinta-feira (11) uma ação de conscientização a respeito dos cuidados e prevenção contra a Dengue com os alunos, servidores e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mobilização aconteceu no Centro de Tecnologia da UFPB e contou com a exposição de material descartado, que serve de local para reprodução do Aedes Aegypti, como copos, latas e garrafas usadas, além de amostras de larvas do mosquito.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonozes, Djanira Lucena, essa ação faz parte da campanha de educação que a SMS vem desenvolvendo desde o início da gestão. “Mesmo com os baixos índices de infestação, é preciso reforçar a importância de combater o mosquito, e essa área de mata que cerca a Universidade é um local perfeito para a reprodução do inseto”, frisou.

Ações constantes – A Secretaria de Saúde redobrou as ações de controle da doença através das visitas dos agentes ambientais em locais de risco, com identificação e tratamento dos focos de dengue detectados. Também está sendo feita a distribuição de material educativo e a capacitação dos profissionais que atuam diretamente no combate e controle da doença. Com o aumento das chuvas e o período de férias, é comum um aumento nos registros de casos da dengue.