VII Baile Afro acontece nesta sexta no Centro Histórico de JP

Por - em 24

O grupo Oxum Pandá, tradicional afoxé de Olinda (PE), é a principal atração do VII Baile Afro que será realizado nesta sexta-feira (04), às 22h, pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, Centro Histórico da Capital. O evento, que faz parte da programação cultural do ateliê de 2011, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Considerado um dos renomados grupos da tradição dos afoxés de Pernambuco, o Oxum Pandá trará para a Paraíba toda a força da musicalidade pernambucana, celebrando o amor e a beleza da deusa das águas doces. Seu repertório é cantado em português e ioruba, no ritmo Ijexá, utilizando instrumentos de origem afro-brasileira, tais como atabaques, agogôs, tantans, abe (cabaças) e timbaus.

A abertura do VII Baile Afro será do grupo paraibano Raízes, com sede no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, que vem se destacando no cenário cultural local pela mistura de ritmos e danças da cultura popular, a exemplo do coco de roda, maculelê, samba de roda, ciranda, afoxé, entre outros. Premiado no I Festival de Dança do Theatro Santa Roza, o grupo vem consolidando sua contribuição histórica para a cultura paraibana e nordestina.
 
Programação – De acordo com o artista plástico Elioenai Gomes, o Baile Afro tem o objetivo de divulgar a cultura negra com grandes atrações da cultura nordestina e brasileira. Durante todo mês de fevereiro, o Ateliê conta com uma vasta programação, onde podem ser conferidas a ‘Passarela Poética’, com uma coletânea de autores paraibanos, a exposição ‘Elementos – Herança da Mãe África’, a exposição ‘A Magia das Máscaras Carnavalescas’, o VI Baile de Máscaras da Ladeira (dia 18), a saída do Bloco Folião de Ladeira Abaixo (25) na abertura do projeto Folia de Rua, encerrando com o Cortejo dos Tambores (dia 27).

O Ateliê Multicultural – Espaço apartidário que tem como proposta contribuir para uma melhor qualidade de vida no Centro Histórico de João Pessoa. É composto de uma galeria, cinco salas de oficinas e espaço para eventos de pequeno e médio porte. No Ateliê é desenvolvido um trabalho de pesquisa com reciclados na criação de objetos de arte. O objetivo principal é a divulgação e a popularização da cultura para a inclusão social de jovens e seus familiares na cadeia produtiva do turismo no Centro Histórico, com várias ações integradas.
 
Serviço:

VII Baile Afro
Atrações: Afoxé Oxum Panda (PE) e Grupo Raízes (PB)
Quando: 04/02 (sexta-feira)
Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes. Ladeira da Borborema, 101, Centro Histórico (Próximo à Catedral Nossa Senhora das Neves).
Ingressos: R$ 7,00 (Sete reais)
Informações: 8730.9629