Violões do Acorde Miramar anunciam a ‘Quarta de Fogo’

Por - em 29

Imagine ser acordado no meio da noite por uma serenata com centenas de vozes, ao som de violões tocando antigas marchinhas de Carnaval. É assim que o tradicional bloco ‘Acorde Miramar’ cumpre todos os anos a missão de anunciar a chegada da ‘Quarta-feira de Fogo’, chamando os moradores para o dia do desfile das ‘Muriçocas’. O ‘Acorde’ sai às ruas do bairro de Miramar, na Capital, às 23h59 da terça (29). Mas os foliões de plantão já começam a se concentrar na Praça das Muriçocas, na Avenida Tito Silva, a partir das 20h da terça-feira (29).

Eles chegam de todos os cantos e há até quem pareça que, literalmente, deu um pulo da cama para cair na folia. Vestidos com pijamas, meias e arrastando lençóis e travesseiros pela avenida, tudo o que a turma quer é aproveitar ao máximo o dia que está só começando e não tem hora para acabar.

Dançando coco e ciranda – Antes dos acordes dos violões soarem na serenata pelas ruas de Miramar, a multidão concentrada na Praça das Muriçocas vai poder dançar coco de roda e ciranda, sob o comando de grupos de cultura popular da Grande João Pessoa. A tribo indígena Tupinambá, do bairro de Mandacaru, é quem vai abrir a programação, às 20h.

Em seguida, a Ciranda do Sol do Mestre Mané Baixinho, do Bairro dos Novais, em João Pessoa, e o grupo Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, do município de Cabedelo, vão tomar conta da praça, botando todo mundo para dançar no compasso das zabumbas.

História – O Acorde Miramar saiu às ruas do bairro pela primeira vez há 16 anos, sem a pretensão de se tornar um bloco carnavalesco, ma não demorou muito. O que antes era apenas um grupinho de “muriçocas” ansiosas pela chegada da Quarta-feira de Fogo se transformou num bloco que hoje arrasta foliões de todos os bairros da cidade ao som de uma verdadeira orquestra de violões.

Fuba, o puxador oficial do Muriçocas do Miramar, é quem comanda a serenata. “Uma das coisas mais legais do Acorde é essa simplicidade. As pessoas vão chegando, se juntando, trazendo seus violões, sem necessidade de muita estrutura”, relata.

O Acorde Miramar tem o patrocínio da Eletrobrás e da Chesf, por meio da ‘Lei de Incentivo à Cultura’ (Lei Roaunet do Governo Federal), com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Mais informações através dos telefones 3247- 5155 ou no site www.muricocas.com.br.