Visita a experimentos na Estação Cabo Branco é liberada este mês

Por - em 23

A visitação aos oito primeiros experimentos instalados no ‘Caminho do Conhecimento’, nos jardins da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, será liberada até o final deste mês, após capacitação de monitores. Os experimentos irão enriquecer as aulas de campo solicitadas pelas escolas das redes municipal, estadual e privadas, que são realizadas durante os três turnos, de terça-feira a sexta-feira, e aos sábados, a partir das 11h. A entrada será gratuita.

Os experimentos, que fazem parte da implantação do Museu de Ciência, são: os Poliedros de Platão; Bicicleta na Corda Bamba; Balanços Acoplados; Pêndulo da Coragem; Giroscópio; Parabólicas Comunicantes; Flauta de Pã e Sistema de Roldanas. Ao todo, a Estação Cabo Branco vai contar com 25 experimentos, no valor de R$ 538.580,00, distribuídos no ‘Caminho do Conhecimento’ e no 1º pavimento da Torre. Os experimentos devem atender um total de 77 mil alunos de escolas municipais e da rede particular de ensino, além da comunidade em geral, que neles terão a oportunidade da troca de saberes, informou o diretor geral da Estação Cabo Branco, Fernando Abath.

A consultoria da instalação dos experimentos é da Cooperativa Pernambucana de Serviços Técnicos e Científicos (Coosep) e da arquiteta pernambucana e museóloga Fátima Ximenes. A aplicação de cada um deles em experiências práticas está dentro das Leis da Física.
Confira os experimentos que compõem o Caminho do Conhecimento:

Poliedros de Platão ou Poliedros Regulares – São cinco objetos com múltiplas faces. Um poliedro tem ‘bicos’, que são os ângulos poliédricos e faces planas, que são os polígonos. Foram estudados por Platão, que fez uma associação com os cinco elementos da natureza. São eles: Tetraedro – 04 faces triangulares; Hexaedro – 06 faces quadrangulares; Octaedro – 08 faces triangulares; Dodecaedro – 12 faces pentagonais; Icosaedro – 20 faces triangulares.

Bicicleta na Corda Bamba ou Bicicleta do Equilíbrio – O grande peso é colocado na parte inferior da bicicleta, onde fica o centro de massa do sistema. O corpo não cai porque irá compor esse centro de massa.

Pêndulo da Coragem ou Pêndulo Simples – Um objeto/peso que oscila em torno de um ponto fixo. Estuda o movimento oscilatório. Mostra que o movimento pendular é periódico.

Balanços Acoplados – Para demonstrar o fenômeno da ressonância. Ao iniciar o balanço de um, os outros receberão transferência de energia.

Parabólicas Comunicantes – Transmissão das ondas sonoras por meio da concentração num único foco.

Giroscópio – Baseia-se no princípio da inércia. Pode girar em qualquer direção. Ao utilizá-lo a pessoa tem a sensação de que está driblando a gravidade. É usado para o treinamento de astronautas.

Flauta de Pã ou Tubo Sonoro Fechado – Quanto maior o tubo, maior é o comprimento acústico. Seu nome honra o Deus grego Pã. Os de menor comprimento emitem sons mais agudos e os de maior comprimento emitem sons mais graves.

Sistema de Roldanas – Ilustra a 2ª Lei de Newton e tem aplicação no levantamento de cargas. As roldanas dividem a carga tornando mais leve o seu levantamento.