Visita faz diagnóstico para prevenir estragos da chuva

Por - em 29

Durante toda esta semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está realizando ações preventivas para garantir mais segurança à população das áreas de risco durante o período de chuvas. Dentro do ‘Plano de Contingência 2009’, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) visitou na manhã desta quarta-feira (21) as comunidades de Saturnino de Brito (Trincheiras), Renascer e Santa Emília de Rodat (Ilha do Bispo), beneficiando aproximadamente 4.800 pessoas de forma direta. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Manoel Duré, o trabalho será feito nas 30 comunidades em áreas de risco e deverá ser concluído antes do início do inverno.

A partir dos dados coletados pelos técnicos de diversas secretarias e órgãos estaduais e federais, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai dispor de informações estratégicas para elaborar ações que reduzam o risco às famílias residentes em locais que sofrem com as chuvas. Segundo Manoel Duré, nessas ações preventivas será feita a limpeza de galerias pluviais, encostas, a educação ambiental e o lonamento das barreiras, para evitar deslizamentos. “E uma intervenção que tem surtido efeitos em anos anteriores”, afirmou.

Nessa primeira visita à Saturnino de Brito, foram localizadas casas edificadas em cima das galerias pluviais, comprometendo a manutenção por parte do órgão responsável; construções irregulares, entulho e lixo nas encostas. Manoel Duré disse que esse plano permite que a Prefeitura, através dos órgãos competentes, entenda quais são os gargalos para melhorar a eficiência da Defesa Civil e quais os problemas que podem ser corrigidos antes do início das chuvas.

Serviços – O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) Coriolano Coutinho, que participou da vista às comunidades, falou da importância do plano de prevenção para miniminzar os estragos das chuvas nessas áreas de risco. Ele disse que a Emlur já iniciou desde segunda-feira (19) as ações nas comunidades Saturnino de Brito, Renascer e Santa Emília, preparando-as para o inverno.

A Emlur colocou nessa ação preventiva 50 agentes de limpeza mais equipamentos para o recolhimento do lixo, varrição, limpeza de via pública e pintura do meio-fio, além da fiscalização e dos educadores ambientais.

Educação ambiental – Os educadores ambientais desenvolvem um trabalho importante no Plano de Contingência da Defesa Civil nas áreas de risco. Eles vão de casa em casa sensibilizando a população por meio de ações educativas e orientam os moradores com a entrega de panfletos, informando como acondicionar e descartar os resíduos corretamente. Também falam sobre a importância das pessoas obedeceram aos dias e horários de coleta estabelecidos pela Emlur.

Alto do Mateus – Nesta quinta-feira (22), a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) vai atuar nas comunidades Cinco de Julho, São Judas Tadeu, Rua Ari Barroso e Beira da Linha, no Alto do Mateus.

Participaram da vista as secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Guarda Municipal, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), mais Coordenadoria de Proteção e Preservação dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech). Uma nova reunião da comissão está marcada para os próximos 15 dias. A Coordenadoria de Defesa Civil mantém atendimento 24 horas através do telefone 0800 285 9020.