Visitantes podem ver planeta Saturno nas sessões do observatório até o final de agosto

Por - em 198

Os pessoenses e turistas podem observar o planeta Saturno, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, até o final do mês de agosto. As sessões do observatório acontecem em três dias, porém nas terças e quintas-feiras são exclusivas para escolas agendadas e, aos domingos, para os visitantes. Os telescópios ficarão instalados no Terraço Panorâmico da Estação, das 18h30 às 20h30. A participação é gratuita.

“Júpiter e Marte também podem ser avistados, mas não passam de pontos no espaço, além de estarem perceptíveis somente em certos períodos do dia”, explicou o astrônomo Marcos Jerônimo, que comanda as sessões.

Observatório – As sessões de observação do espaço da Estação Cabo Branco foram retomadas no último domingo (5). A observação de Saturno é possível apenas neste período, devido ao movimento de translação da Terra, quando o planeta anelado se afasta cada vez mais.

No próximo dia 21, os visitantes também poderão ver a lua, que estará na sua fase crescente, e, na plenitude da fase cheia, em 31 de agosto.

Saturno – Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, depois de Júpiter, e um dos planetas gasosos do Sistema. É, também, o de menor densidade. Seu aspecto mais característico é o brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno.

 

Serviço:

Observação do planeta Saturno

Dia: domingo

Hora: das 18h30 às 20h30

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco

Evento gratuito