Vista Alegre X recebe Ação de Saúde e Cidadania neste sábado

Por Rebeka Paiva - em 366

Levar os serviços disponibilizados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para mais perto da comunidade. Esse é o objetivo da Ação de Saúde e Cidadania, que neste sábado (16) será realizado no Residencial Vista Alegre X, no Gervásio Maia, a partir das 8h. O Vista Alegre X foi entregue no início de agosto deste ano e abriga 192 famílias.

“A realização da Ação de Saúde e Cidadania fortalece a política de levar a assistência em saúde para mais perto das pessoas e a realização dentro do residencial entregue recentemente pelo Prefeito reforça um dos principais objetivos da gestão, que é não apenas retirar a população das áreas de risco dando uma casa para morar, mas ofertar qualidade de vida” destaca a secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora da ação, Ana Giovana Medeiros.

Durante a atividade será ofertado atendimento médico, de enfermagem e odontológico, bem como aferição de pressão arterial e glicemia. Os moradores da comunidade também poderão atualizar o cartão de vacinação, fazer testes rápidos para DSTs e receber orientações nutricionais e posturais, além de auriculoterapia, argiloterapia e ventosas, serviço social com acesso aos benefícios sociais, corte de cabelo e manicure.

Agentes da Vigilância Ambiental estarão fazendo visitas às casas para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, orientando também sobre prevenção contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Ação – Desde que começou a ser realizada, em janeiro deste ano, a Ação de Saúde e Cidadania já beneficiou mais de 5.000 famílias que vivem nas comunidades espalhadas pela Capital. A atividade acontece aos sábados e tem como objetivo aproximar da população os serviços oferecidos pela gestão municipal.

A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Habitação (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Defesa Civil.