Viveiro Municipal divulga cronograma de curso sobre abelhas sem ferrão

Por - em 174

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Sistema Fercomércio/Serviço Social do Comércio (Sesc) Paraíba, divulgou o cronograma do Curso de Criação e Manejo de Abelhas Sem Ferrão, que será ministrado a partir do dia 28 deste mês para agricultores, agentes multiplicadores e pessoas que têm interesse e desejam criar abelhas nativas. O curso é gratuito e faz parte do Projeto Meliponários Didáticos.

Dividido em três módulos de dois dias, cada, e com turma de 25 pessoas, o primeiro módulo será ministrado nos dias 28 e 29 e vai abordar Biologia e Manejo de Abelhas Sem Ferrão; o segundo, sobre Técnicas de Divisão das Colméias de Abelhas Sem Ferrão, será nos dias 18 e 19 de setembro; e o terceiro, Boas Práticas de Coleta e Beneficiamento de Mel de Abelhas Sem Ferrão, nos dias 16 e 17 de outubro.

Segundo a bióloga responsável pelo Projeto Meliponários Didáticos, Sandra Sousa, na apicultura, as abelhas (com ferrão) são mais produtivas, enquanto na meliponicultura (sem ferrão) uma caixinha pode produzir apenas dois litros e meio por ano. O mel produzido na meliponicultura, além de saboroso, é considerado medicinal, balsâmico e mais rico em princípios aromáticos do que o da apicultura.

O Projeto Meliponários Didáticos não tem foco comercial, tanto que não se vende mel, cera ou própolis no Viveiro Municipal. Os principais objetivos são a educação ambiental, a formação de multiplicadores e a preservação da Mata Atlântica.

Certificado – No final do curso, os alunos recebem certificado e participam do sorteio de uma caixa de abelhas. Quem for contemplado, assina um termo de compromisso se responsabilizando pelo cumprimento do que aprendeu no curso. Durante um tempo, a equipe do Projeto Meliponários Didáticos da PMJP prestará assistência técnica necessária ao novo meliponicultor.

Serviço – O Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com o Sistema Fercomércio/Sesc-Paraíba, é sediado nas instalações do Sesc-Gravatá e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone de contato é 3214-4936.