Vó Mera e Seus Netinhos se apresenta no Centro neste sábado

Por - em 43

A Ciranda de Vó Mera e Seus Netinhos vai animar o público da Rua Braz Floriano (Beco da Cachaçaria Philipéia) nesta sábado (14), dentro do projeto ‘Corredor Cultural’. O evento começa logo após o ‘Sabadinho Bom’, dando continuidade às ações de ocupação do Centro Histórico da Capital. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Vó Mera é um dos expoentes mais carismáticos da cultura popular paraibana. Moradora do bairro do Rangel, ela conta que o primeiro coco do qual participou aconteceu na cidade de Alagoinha (PB). A brincadeira era tradicional das festas juninas, mas também ocorria durante a queima das peças de barro e de madeira, em fornos e carvoeiras. Como esse trabalho artesanal durava a noite inteira, era necessário que as pessoas ficassem acordadas para evitar estragos no material, ou o apagar do fogo.

A artista popular se apresenta juntamente com os seus netos. Eles já possuem um CD gravado, intitulado “Vó Mera e Seus Netinhos”.  Recentemente, o seu nome foi atribuído ao anfiteatro localizado na praça do bairro onde mora.

O ‘Corredor Cultural’ acontece todos os sábados, levando sempre atrações da cultura popular paraibana ao Beco da Cachaçaria Philipéia. O projeto neste final de semana também vai agregar outra ação, que será iniciada no domingo (15), batizada de ‘Domingo É Dia’. O objetivo dessa extensão nas ações da Funjope é ampliar ainda mais a participação popular na região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).