Workshop nacional debate transporte e trânsito em JP

Por - em 62

Nesta quarta-feira (10), a cidade de João Pessoa será a capital nacional do planejamento dos sistemas de transporte e trânsito do País. A cidade paraibana irá sediar o workshop Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito, realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Especialistas estarão na cidade para debater formas de estimular as organizações de transporte e trânsito a adotarem modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e, em consequência, melhorar a qualidade de seus serviços de forma contínua e sustentada. O evento vai acontecer na quarta-feira (10), a partir das 8h30, no hotel Caiçara, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.

A abertura oficial do workshop vai contar com a participação do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB); da superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto; e do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP), Alberto Pereira do Nascimento.

A primeira palestra será ministrada pelo gerente de Mobilização e Capacitação do Prêmio ANTP de Qualidade, Alexandre Rocha Resende, que abordará o tema Como Melhorar o Desempenho das Organizações do Transporte e Trânsito. Logo depois, o gerente de Tráfego da empresa Expresso Medianeira (Rio Grande do Sul), João Vicente, fará apresentação do tema Casos de Sucesso. Ele falará da experiência da empresa que por três anos foi vencedora do Prêmio ANTP de Qualidade.

A atividade também servirá para apresentar o Prêmio ANTP de Qualidade que é um programa de incentivo, treinamento e educação para a melhoria da eficiência da gestão do trânsito e gerência dos transportes públicos. De acordo com Alexandre Resende, a iniciativa visa apresentar também a metodologia do programa que consta de oito critérios (liderança, planejamento estratégico, clientes, pessoas, processos, informação, sociedade e resultados), envolvendo itens ligados ao sistema de gestão e, conseqüentemente, relacionados aos resultados da organização.

Público – O workshop é voltado para dirigentes de organizações operadoras rodoviárias, urbanas e metropolitanas, operadoras metro-ferroviárias, gestores de transporte e trânsito e operadoras de transporte rodoviário de longa distância.

A abertura do evento contará com uma apresentação do grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) em parceria com o coral da STTrans. Eles apresentarão um repertório especialmente preparado para atividade, composto por músicas de cantores da terra e batidas regionais. O Baticumlata utiliza como instrumentos musicais materiais que as pessoas costumam jogar no lixo
e o resultado é uma mistura de sons e ritmos. Os participantes do evento também poderão conferir uma decoração junina tendo com base material reciclável, feita pelos artesões e artistas plásticos da Oficina de Artes da Emlur.

Programa – O Workshop: Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito é um evento nacional que já percorreu vários estados brasileiros e agora chega à cidade de João Pessoa, como parte do Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Qualidade e Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos, da ANTP.

O evento também conta com o patrocínio da Empresa 1, de Belo Horizonte, responsável pela implantação da bilhetagem eletrônica em João Pessoa, e que acaba de instalar também a tecnologia SIGBEN, para melhor controle de cartões benefícios. A Empresa 1, é uma empresa brasileira de bilhetagem eletrônica, está presente em mais de 100 cidades no Brasil, sendo seis capitais e oito Regiões Metropolitanas.