Workshop reúne gestores e alunos para discutir a informática nas escolas

Por - em 52

Palestras e apresentação de grupos de cultura popular marcaram a abertura do ‘I Workshop de Tecnologia da Informação na Área Educacional’, na noite desta segunda-feira (22). A solenidade aconteceu no auditório do Sebrae-PB. Na ocasião, estavam reunidos monitores de informática, gestores escolares, profissionais e estudantes de informática. As explanações e discussões prosseguem até até o dia 24 deste mês. O evento é realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de educação e Cultura (Sedec).

Natanael Rohr da Silva, secretário adjunto de Educação, lembrou que o workshop sobre Tecnologia da Informação é voltado aos educadores, mas também traz benefícios aos educandos da rede municipal de ensino. “Esse evento é apenas uma das atividades da secretaria para estimular os professores e gestores. Por ser um assunto novo e dinâmico, é preciso ter o processo de treinamento. Atualmente, a inclusão digital é uma condição para a inclusão social. Daí a necessidade de se familiarizar com o uso dessas ferramentas”, comentou.

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sedec, Paulo Gonzaga, lembrou que o evento vai além da programação de palestras. “O objetivo é sensibilizar professores e gestores para o uso de tecnologias no processo de aprendizagem. Mas, além a programação, haverá um desafio de robótica entre grupos de estudantes universitários. Eles vão utilizar os Kits de Robótica que a gente usa nas escolas da rede municipal de ensino”, disse.

Fizeram parte da conferência de abertura as palestras “Tendências e Perspectivas para a Educação Global”, proferida por Edna Brennand, da UFPB, e “As TIC’S no Mundo Globalizado”, cuja explanação foi de Paulo Gonzada.

Programação – Nesta terça-feira (23), também no auditório do Sebrae, às 8h do dia 23, será apresentada a palestra ‘A aprendizagem no século XXI’ ministrada por Erinaldo Alves (UFPB). Às 9h30, haverá uma mesa-redonda sobre os temas ‘As mídias no contexto educacional – Mídias na Educação e sua implicação no processo de ensino aprendizagem’, por Edna Brenand (UFPB); ‘A integração das mídias na Educação’, por Ângela Martins, representante do Ministério da Educação (MEC); e, às 11h, ‘Escola digital (case de sucesso)’.

No mesmo dia, a partir das 8h, em outras salas do Shopping Sebrae, acontecem as seguintes palestras: ‘TIC’s na Educação’, com Lestian Tamar (UFPB); ‘Software livre na Educação’, com Anahuac de Paula Gil (G/Lug-PB); ‘Biblioteca digital como instrumento da gestão do conhecimento’, com, Valdey Ventura, do Sebrae-PB). Às 11h, os participantes vão conhecer o case de sucesso ‘Escola digital’.

Na tarde da terça-feira, a partir das 14h, serão abordados no auditório principal os seguintes assuntos: ‘TV digital’, com Walter Galvão (Secom-PMJP); ‘Educação à distância, um novo modelo de ensino’, com Nilton Freire (Unibratec); e ‘Escola digital (Case de sucesso)’. No mesmo períoso, só que mas salas do Sebrae, serão debatidos os temas ‘Gerenciamento de informação na Educação’; com Petruska de Araújo (Sedec-PMJP); ‘Informática educativa’, com Daniele Dias (Sedec-PMJP); e ‘Acessibilidade digital’, com Ana Flávia Borba (UTAD-Portugal).

Na quarta-feira (24), às 8h, estão dentro da programação as palestras ‘Fundamentos das tecnologias na Educação’, com Marisete Lima (UFPB); e ‘Humanização através da inclusão – Uso da mecatrônica’, proferida por Marcelo Gouveia (ParqTec São Paulo/Pet). O evento será encerrado às 10h30, com ‘Escola digital (Case de sucesso)’.