Xadrez: torneio de Federação terá alunos da rede municipal

Por - em 17

Quatro alunos matriculados em unidades de ensino da rede municipal vão participar nesta sexta-feira (18), a partir das 16h, do torneio que a Federação Paraibana de Xadrez realizará no Shopping Moriah, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A presença dos alunos comprova “o bom trabalho realizado pela Prefeitura de João Pessoa por meio do Projeto Xadrez na Escola, no qual a prática do esporte é utilizada como instrumento lúdico e pedagógico dentro das salas de aula”, avalia o coordenador Chiquinho Cavalcanti.

Os alunos convidados a participar do torneio estarão competindo com outros estudantes de João Pessoa, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. O coordenador do Xadrez na Escola acha que essa participação é o reconhecimento do potencial desses adolescentes e isso deve estimular os demais alunos da rede a se integrarem no projeto.

Para participar do torneio que acontece nesta sexta-feira foram escolhidos os alunos Yensu Pazarti, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão; Felipe Lindolfo, da Escola Rodrigo Otávio; Jonas Ariel, representando a Escola Municipal Santa Ângela, e Felipe Targino, da Escola Municipal Leonel Brizola. Os quatro participantes têm entre 12 e 13 anos e estão matriculados no Ensino Fundamental II.

A participação destes alunos no torneio também acontece como forma de preparação para as demais competições do esporte que acontecem em nível local e nacional. “Este é um torneio preparatório para outras disputas que os nossos alunos participarão ao longo do ano. Atualmente estamos nos preparando para a ‘2ª Simultânea de Xadrez Municipal’, que acontecerá no próximo dia 7 de julho, mas pretendemos também levar esses alunos para participarem da Olimpíada Escolares do Município”, comentou Chiquinho Cavalcanti.