XI Olimpíada Brasileira de Robótica acontece em João Pessoa e contará com 1.500 alunos inscritos

Por Adriana Crisanto - em 606

A partir da próxima terça-feira (29), João Pessoa será a sede da XI Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa Paraíba (OBR/PB/2017). Serão três dias de eliminatórias na Estação das Artes, no Altiplano, com competições no horário da manhã e tarde. O acesso ao público é gratuito. A final acontece no dia 1º de setembro.

Pela terceira vez consecutiva, João Pessoa foi a segunda Capital com maior número de inscritos, perdendo apenas para São Paulo. Serão cerca de 1.500 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado, disputando uma vaga para a competição nacional.

Fagner Ribeiro, representante Estadual da OBR e que está à frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há sete anos, falou sobre as novidades para este ano, como a utilização do Tournamenter. “É um aplicativo para divulgação imediata do placar da competição no site da OBR (www.obr.org.br). Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou.

Arenas – A montagem das arenas para as competições estão sendo finalizadas, obedecendo às regras do comitê da Olimpíada Brasileira de Robótica. São ao todo 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 para o treino dos alunos antes das provas. Cada participante tem que montar e programar um robô autônomo, que passe por uma simulação de desastre, desvie de obstáculos e resgate uma vítima.

Programação – Na terça-feira (29), primeiro dia do evento, acontecerá o credenciamento a partir das 8h. A solenidade de abertura será às 10h na galeria da Estação das Artes. Das 11h até às 17h acontecem às competições da Regional A, e logo após a entrega das medalhas aos três primeiros colocados do dia.

Na quarta-feira (30), o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional B. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.

O evento prossegue na quinta-feira (31) com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional C. Na sexta-feira (1º de setembro) acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia, os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

Os participantes poderão conferir no endereço eletrônico www.sistemaolimpo.org/regionais/etapas a data que irá competir.

Premiação – Outra novidade este ano é o Prêmio Extra Maker, que são medalhas entregues a equipe que criou o robô com peças feitas pelos próprios alunos e com menor número possível de materiais dos kits. As três primeiras equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Existem também as premiações extras que são:

Melhor Estreante – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes estreantes, excetuando a campeã da competição caso ela seja uma estreante. Uma equipe será considerada estreante se todos os seus integrantes (excetuando-se o tutor/professor) estiverem participando da OBR modalidade prática pela primeira vez.

Escola Pública – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando a campeã da competição.

Escola Privada – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando a campeã da competição.

Robustez – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando a campeã da competição.

Inovação – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando a campeã da competição.

Design – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado, excetuando a campeã da competição.

Dedicação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional.

Programação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, cujo código foi destaque na avaliação dos juízes.

Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas no site da OBR www.obr.org.br ou pelo telefone 3214-8270.

SERVIÇO:

XI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)

Período: 29, 30, 31 de agosto e 1º de setembro

Local: Estação das Artes – Altiplano Cabo Branco

Horário das competições: 8h às 17h (entrada gratuita)

 

Datas dos Regionais:

  • Regional A – Dia 29 de agosto (terça)
  • Regional B – Dia 30 de agosto (quarta)
  • Regional C – Dia 31 de agosto (quinta)
  • Final Estadual – Dia 1° de setembro (sexta-feira)

Mais informações:

Fagner Ribeiro (coordenador da OBR na Paraíba): 9 8825-0404 ou e-mail: obrparaiba@gmail.com

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb