Zona rural da Capital ganha biblioteca ‘Arca das Letras’ nesta quinta

Por - em 26

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Eletrobrás e a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entregam, na manhã desta quinta-feira, 10 ‘Bibliotecas Arca das Letras’ – móveis que comportam cerca de 200 livros, cada um – para nove comunidades rurais da Capital. A Prefeitura mantém o Centro Integrado de Produção e Qualificação em Marcenaria, onde foram construídas 200 arcas, que serão distribuídas pelo programa do MDA a outros 24 municípios paraibanos e para cidades de outros Estados.

O diretor de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Muncipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Ronildo Monteiro, disse que as bibliotecas destinadas a João Pessoa serão implantadas nas comunidades rurais de Mumbaba, Gramame, Barra de Gramame, Alagoinhas, Cuiá, Engenho Velho, Muçumagro (duas arcas), Penha e Jacarapé. As bibliotecas serão instaladas nas casas de moradores ou nas sedes de associações rurais. Cada biblioteca é formada, inicialmente, por 200 livros. Cerca de 100 famílias podem ser beneficiadas por cada ‘Arca das Letras’.

Para a confecção dos móveis foi firmado um convênio entre a Prefeitura de João Pessoa, a Eletrobrás e o MDA. “Através desse convênio foram confeccionadas 200 estantes (chamadas arcas), por 20 alunos do Curso de Marcenaria Básica, que durou seis meses, mantido pelo convênio. Essas pessoas são familiares de beneficiados pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e comunitários dos bairros de Mangabeira, Cristo e José Américo. Eles aprenderam uma profissão e ainda receberam bolsas-auxílio do convênio”, explicou Ronildo.

Oficina – Durante todo o dia desta quinta-feira, 20 agentes de leitura, que ficarão responsáveis pelas bibliotecas, participarão de uma oficina, ministrada por técnicos do MDA. Eles vão aprender a fazer o controle do empréstimo dos livros, técnicas de incentivo à leitura e a organizar eventos para ampliação dos acervos. “Esses equipamentos serão instrumentos de incentivo à leitura para as pessoas que vivem nessas comunidades rurais”, comentou Ronildo.

Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.

Na Paraíba – Na Paraíba, nesta quinta e sexta-feira, serão instaladas bibliotecas em comunidades de agricultura familiar dos municípios de Alhandra, Conde, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lucena, Mari, Mataraca, Pilar, Pitimbu, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé, Alagoa Nova, Arara, Lagoa Seca, Pilões, Puxinanã, Remígio e Serra Redonda. Com essas, o programa Arca das Letras contabiliza a implantação de 246 bibliotecas rurais no Estado, instaladas entre 2003 e 2008. São 13 mil famílias atendidas em 57 municípios beneficiados.

Até o dia 15 de novembro, está prevista a construção de mais 175 Arcas. Ao todo, serão 150 unidades destinadas à Paraíba e mais 50 bibliotecas para comunidades rurais de Rondônia.

No Brasil – Em todo o País, o programa Arca das Letras, criado pelo MDA em 2003, implantou 5.689 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros. São mais de 1,2 milhão de livros distribuídos, beneficiando cerca de 625 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 11 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

O Programa conta com parceiros como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribui com a doação de livros.

PROGRAMAÇÃO DO ARCA DAS LETRAS NA PB
30 de outubro de 2008 – quinta-feira – João Pessoa
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais dos Territórios da Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul da Paraíba.
11h30 – Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura dos Territórios.
Local: Sesc Gravatá – Rua Estrada de Gramame, lote 13/14 – Valentina Figueiredo – João Pessoa

31 de outubro de 2008 – sexta-feira – Remígio
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do Território da Borborema, Paraíba.
11h30 – Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura do Território.