Zoológico da Bica ganha três novos filhotes de jacaré tipo papo-amarelo

Por - em 19

Três filhotes de jacaré do tipo papo-amarelo nasceram na manhã desta sexta-feira (2) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa. O parque possui atualmente 25 exemplares adultos da espécie e mais 30 ovos devem eclodir nos próximos dias. O zoológico da Bica é referência nacional na reprodução desses animais que há três anos figuram na lista de extinção do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com Elze Lins, bióloga e funcionária da Bica, o parque dispõe de uma área propícia à reprodução dos jacarés: um alagado com plantas nas margens, muito semelhante ao habitat natural dos animais. Além disso, os bichos são bem cuidados e recebem alimentação adequada – vísceras bovinas – apenas três vezes por semana, já que os répteis apresentam metabolismo digestivo lento e não podem ser alimentados todos os dias. Isso os torna aptos à reprodução, que acontece em geral entre os meses de janeiro e março com a eclosão dos ovos num período de até 80 dias após a desova.

Ano passado, a Bica cedeu dez matrizes para um criadouro comercial licenciado pelo Ibama e instalado na cidade de Mata Redonda (PB). De acordo com Elze, esses criadouros só podem comercializar os animais a partir da terceira geração, o que garante a permanência da espécie que hoje ocupa lugar no Anexo I da lista de animais em extinção. “Isso corresponde a um indício pequeno de seu desaparecimento”, explicou.