Reforço no aprendizado

Alunos da rede municipal recebem material impresso para apoio ao ensino remoto

18/02/2021 | 10:28 | 321

Os alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa vêm participando de atividades de acolhida nessas primeiras semanas de aula, como preparativos para o ano letivo. Uma rotina que envolve tarefas virtuais e entrega de materiais impressos, que são disponibilizados para as famílias que não têm acesso ao conteúdo online.

Na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, que fica no bairro do Cristo, as atividades impressas são entregues aos pais ou responsáveis todas as segundas-feiras e valem para uma semana de estudos. São tarefas com o conteúdo conforme a série, com contação de histórias e outras atividades dinâmicas que promovem a aprendizagem durante esse período de ensino remoto. A gestora administrativa da unidade, Sheila Cavalcanti Medeiros, disse que essa organização varia de acordo com cada escola, e que os professores têm liberdade para elaborarem seus conteúdos.

“A gente aproveita a entrega desse material e explica aos paisque não têm acesso a internet como eles podem auxiliar os alunos nessas atividades. Eles têm o dia inteiro para pegar o material impresso aqui e, mesmo que não possam vir na segunda-feira, a gente continua entregando ao longo da semana. Depois faremos a avaliação”, explicou.

Durante esse período de ensino remoto, para oferecer o melhor conteúdo aos alunos, a Escola Bartolomeu Gusmão também disponibiliza sua estrutura e espaço físico para os professores produzirem os conteúdos que complementam as atividades impressas. “Tem professor que vem aqui e grava suas aulas, utiliza os materiais didáticos para ensinar. Fica a critério de cada um. O importante é que escola e professores estejam juntos nessa missão”, enfatizou Sheila Cavalcanti.

Essa relação é comum em outras escolas da Rede Municipal de Ensino.

A Drª Clévia Carvalho, diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), explica que o objetivo é oferecer alternativas diferentes de aprendizado para os alunos de João Pessoa. “Dessa forma a gente vai fortalecendo os vínculos com os alunos e com suas famílias, nos colocando junto deles nesse processo de aprendizado”, acrescentou. Ela lembrou ainda que a entrega do material impresso serve ainda como complemento aos estudantes que continuam participando das aulas online.