Acolhimento

Atendimento no Centro POP quase triplica e pessoas em situação de rua recebem 400 kits de higiene

23/04/2020 | 15:39 | 733

A Prefeitura Municipal de João Pessoa está acolhendo a população em situação de rua com alimentação e distribuição de kits de higiene. No Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), unidade do Centro da cidade, o atendimento quase triplicou, passando de 50 para 125 pessoas beneficiadas por dia. A população em situação de rua já recebeu 400 kits de higiene, compostos por um álcool em gel, uma máscara e um sabão em barra, como forma de combater a proliferação do novo coronavírus.

No Centro POP, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), as pessoas podem tomar banho e fazer higienização das roupas. Além disso, há distribuiçao de kits para cada refeição, sendo café da manhã, almoço e jantar. A Unidade fica localizada na Rua 13 de Maio, 508, Centro.

A coordenadora Raquel Batista Ruffo explica que, embora o Centro disponha de um cadastro de 50 moradores atendidos diariamente, com a pandemia do coronavirus, a demanda quase que triplicou. “Estamos acolhendo toda a população que chega. Os números a cada dia aumentam, mas a média é 125 pessoas. A entrega dos kits é feita na entrada do beneficiário ao serviço”, diz a coordenadora.

Os usuários estão procurando o Centro através de demanda espontânea ou são encaminhados pelas equipes do programa Ruartes, que se encontram nas ruas fazendo o trabalho de acolhimento diário.

“Em tempos normais, o beneficiário tem que atender ao perfil de situação de rua. Com o covid-19, independentemente de ser ou não cadastrado, recebe e se alimenta, como também pode tomar banho e lavar suas roupas”, acrescenta.

Novo Centro – Além de ofertar refeições gratuitas nos restaurantes populares e auxílio-moradia para famílias em situação de rua, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, inaugurou, no último dia 9, o novo Centro POP, em Jaguaribe, com atendimento 24h e disponibilizando 20 leitos para acolher pessoas que vivem nesta condição.