Outubro Rosa

Corrida Rosa conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama e estimula prática de atividade física

23/10/2021 | 14:30 | 295

Com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, foi realizada na manhã deste sábado (23) a Corrida Rosa, evento especial que integra a programação do Outubro Rosa, e teve como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, além de estimular a prática de atividades físicas.

Cerca de 350 pessoas participaram do evento, entre elas Adalmira de Melo Ferreira Simões, que resolveu participar para ajudar e para se divertir com as amigas. “Foi muito bom, muito organizado, adorei! A gente nem veio para competir, só participar, já consegui correr 10 km no meu ritmo, mas tá bom, para mim é uma vitória. Em relação a prevenção ao câncer de mama, todos devem fazer o exame, que é muito importante. Esse evento é bom para conscientizar muita gente a fazer o exame, pois temos que nos prevenir”, ressaltou a corredora.


A Corrida, idealizada pela estudante de medicina Manuela Penazzi, teve percursos de 6km e 12km, partindo do Clube dos Médicos, é organizada por alunos de Medicina da Liga Acadêmica de Marketing Médico em parceria com a Organização Não-Governamental Amigos do Peito. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) monitoraram o trânsito em todo percurso da corrida. Todos que completaram o percurso receberam medalhas.

De acordo com Joana Barros, médica mastologista e coordenadora da ONG Amigos do Peito, que também coordena a Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o arrecadado na Corrida, que é 100% beneficente, será distribuído entre hospitais da rede pública que atendem mulheres, como o Hospital Municipal Santa Isabel, Hospital São Vicente de Paula e o Napoleão Laureano.

“Nestes 20 anos de estrada fomos adquirindo muitos parceiros bacanas, mas realmente essa parceria com a Prefeitura foi fundamental, possibilitou uma ampliação das ações. Juntou a nossa experiência e com a estrutura da Secretaria de Saúde, conseguimos construir algo muito legal. A receptividade foi muito grande, principalmente a feminina, mas também de muitos homens que participaram. Foi a primeira corrida, super organizada e eu acho que virão muitas outras. No próximo dia 30 teremos outro evento, o Pedal Rosa”, destacou Joana Barros.

Ainda segundo a médica, o que resulta da campanha é a esperança. “A mensagem que eu deixo para as mulheres é que existe cura para o câncer de mama, desde que elas encontrem um acesso e que procurem fazer seus exames. Pela parte da Secretaria de Saúde observamos que tem realmente uma parceria, existe uma sensibilidade à causa. Queremos construir isso, a Secretaria de Saúde fazendo o que deve ser feito, mas as mulheres também precisam procurar essa ajuda”, ressaltou.