Nesta quinta

Crianças do projeto Ambientarte plantam mudas às margens do rio Jaguaribe, no bairro São José

22/09/2021 | 14:00 | 239

Em comemoração à Semana da Árvore e abertura da Primavera, as crianças do projeto Ambientarte, uma parceria entre a Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) e o Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vão ensinar outras crianças a plantarem mudas. A ação acontecerá nesta quinta-feira (23), às 9h, no Centro de Desenvolvimento Integral Christina Wolpert e as mudas serão plantadas próximo ao rio Jaguaribe, no Bairro São José.

Estimular a cidadania e o valor ambiental dentro do conceito e prática da participação popular é um dos objetivos do projeto que, atualmente, conta com 18 crianças que moram em comunidades do Bairro São José. As crianças vêm recebendo formações sobre permacultura, meio ambiente e a importância das árvores para a saúde do planeta.

“O Ambientarte surge para despertar a cidadania das crianças desde cedo. A proposta é que elas possam levar o que aprenderam para outras famílias, tornando-se multiplicadoras”, explicou Kilma Barros, coordenadora do Nagep. E é o que vai acontecer nesta quinta-feira, quando as crianças do projeto vão passar um pouco do que já aprenderam para outras crianças, tanto na teoria como na prática.

O articulador da 1ª Região da Participação Popular, Jonathan Dario, disse que a escolha do local para fazer o plantio das mudas não foi à toa. “É importante para que o público infantil se sinta agente de mudanças em suas comunidades. Este contato com o rio Jaguaribe também pode dar um novo olhar para as crianças”, falou.

O projeto – O Ambientarte funciona no Betel Brasileiro nas terças e quintas, das 8h às 10h30. Nos os encontros são tomadas todas as medidas sanitárias necessárias por conta da pandemia da Covid-19.